Expressão



Parintins sem lixeiras!!
A Praça dos Bois é a maior área de lazer da cidade de Parintins, com quadras poliesportivas, bares e lanchonetes. Apesar de ser um lugar bastante frequentado, principalmente nos finais de semana, não há lixeiras, ou pontos em que as pessoas possam jogar o lixo produzido. Esse é um problema não só desta praça, mas de todas, assim como em toda Parintins.
“A terra do maior festival folclórico do mundo”, como insistem alguns, que recebe milhares de turistas anualmente e dita como uma das cidades “mais urbanizadas do Brasil” não pode conviver com este problema. Por acaso aqui não se produz lixo?
“É lamentável a falta de lixeiras na praça dos bois, na verdade na cidade não tem lixeiras. As vezes pessoas precisam jogar papel ou qualquer outra coisa no chão já que não encontram pontos onde possam despejar o seu lixo”, aponta a estudante Eduarda Almada.
Eduarda mora próximo a praça dos bois e cita que geralmente as pessoas que fazem caminhadas próximo ao ginásio Elias Assayag despejam ali garrafinhas vazias de água ou outros tipos de lixo. Este problema afeta principalmente os donos de lanches ou lanchonetes. Estes produzem lixo em maior quantidade e precisam de um lugar adequado para depositá-lo, até que seja recolhido pela limpeza pública. Jocifram Cardoso, proprietário da lanchonete Spettu´s du Fofão, enfrentam muitos problemas com o excesso de lixo.“Nós temos uma dificuldade, o lixo que nós produzimos deve ser guardado e após o expediente deixamos próximo a uma árvore ou em outro lugar até que o carro do lixo venha recolher, porém até que o carro venha, o lixo fica sujeito a que cachorros ou urubus venham e espalhem o material. As vezes precisamos levar para jogar em outro lugar”, afirma o comerciante.
A respeito desse problema, a Secretaria de Serviço e Limpeza Pública respondeu, por meio de seu subsecretário Gastão Azevedo, que vê a falta de lixeiras como um problema sério. “Já estamos um processo de conclusão de um projeto que visa implantar lixeiras, tanto na área central quantos nas principais lugares de Parintins, como na Praça dos Bois, Praça Digital e Praça da liberdade’’, relata.
Segundo o subsecretário, após o estudo e mapeamento das principais áreas de Parintins, o projeto será apresentado ao prefeito Alexandre da Carbrás, para que este avalie e autorize o projeto. Quando questionado sobre a Praça dos Bois, Gastão afirma que não há necessidade de mais do que 10 lixeiras na praça, e afirma que cada lanche é responsável pelo lixo que produz.
Azevedo conta também que a prefeitura dará preferência à empresários da cidade para a confecção dos recipientes de lixo e que provavelmente antes do Festival Folclórico de 2013, Parintins terá lixeiras nas suas principais áreas.
Gustavo Gomes Saunier

Nenhum comentário:

Postar um comentário