A influência da mídia na constituição da realidade social e das visões de mundo na sociedade contemporânea torna fundamental uma leitura crítica da atuação dos veículos midiáticos. Os conteúdos divulgados pelos veículos de comunicação, de certa forma, transcodificam os conflitos e contradições sociais, ampliando a visibilidade de assuntos, delimitando a relevância dos questionamentos políticos e apontando os caminhos a serem traçados pelos espectadores. Embora o leitor/telespectador/ouvinte não seja um sujeito passivo frente aos meios de comunicação, isso não significa que ele tenha, naturalmente, os filtros necessários a uma apropriação autônoma dos produtos midiáticos.
O Lacrima atua no sentido de compartilhar com a população do município os fundamentos que permitem enxergar os meios de comunicação de uma forma mais ativa, proporcionando uma leitura negociada e crítica da mídia. Frente a essa problemática, é proposto um enfoque reflexivo sobre a atuação da mídia na abordagem de temas como política, cultura e comportamento. Para isso, serão debatidas nos encontros com a equipe as contribuições dos estudos da Sociologia, Teorias do Jornalismo, Estudos Culturais e Ética Jornalística, buscando repertorizar os discentes envolvidos com conceitos fundamentais à análise dos jornais do município (impressos, radiofônicos e televisados). O exercício da crítica será realizado por meio de um laboratório experimental no qual os integrantes do grupo de extensão avaliam a atuação da mídia (media-watching) utilizando como parâmetros as discussões e o referencial teórico apresentado nos encontros. As análises e ensaios produzidos serão divulgados em um sítio na internet, espaço digital de compartilhamento dessas informações. O referido local será atualizado mensalmente e, ao final do projeto de extensão, produziremos uma cartilha com as principais temáticas que possibilitam uma leitura negociada com a mídia no município, compartilhando com a sociedade os conhecimentos produzidos pela UFAM.
O público-alvo dos textos disponibilizados online são os consumidores da mídia local, mas também podemos somar a eles os interessados (cada vez mais crescentes) nas experiências de media-watching no Brasil. Os próprios alunos da UFAM são potenciais leitores e multiplicadores, visto que seus familiares e amigos relacionam-se cotidianamente com o jornalismo produzido em Parintins.