Quando chegará o dia em que veremos nos jornais de Parintins noticias mais criteriosas com caráter informativo ou opinativo, mas sem o teor publicitário e sem o caráter servil que pauta nossos jornais?
Aqui, faremos a análise do jornal Repórter Parintins do dia 05 de junho de 2011, porém poderíamos estar analisando qualquer outro jornal local que teríamos as mesmas conclusões. São notícias totalmente intencionadas, voltadas para divulgar seus patrocinadores, na maioria políticos, que visam promover no meio jornalístico suas ações. Nada contra a divulgação de uma ou outra ação que seja de interesse do conhecimento do povo, entretanto, pautar-se em praticamente todas as edições com a mesma linha, as mesmas caras, às vezes a mesma notícia apenas maquiada, deixa de ser jornalismo e se torna um descompromisso com o leitor que, em determinados casos, sem ter um conhecimento mais técnico, acaba nem percebendo esse disfarce de informe publicitário em notícia jornalística.
A matéria que escolhemos para ilustrar todos esses fazeres jornalísticos como já dissemos encontra-se no Repórter Parintins com o seguinte título: “Quatro meses no Parlamento”, no qual é mostrado todo o balanço de cabalísticos quatro meses de mandato do deputado estadual Tony Medeiros. Agora eu me pergunto: o que tem a ver quatro meses de mandato? Se coubesse ao jornal fazer um balanço da atuação do deputado que fosse pelo menos no final de seu mandato ou no mínimo no primeiro ano... mas quatro meses?
O mais engraçado é que a matéria está na editoria Cidades, porém deve ter havido erro de digitação ou falta de tinta, pois o nome a ser colocado ali deveria ser Publicidades.
Felipe Lopes