segunda-feira, 6 de junho de 2011

Princesinha do Ramos em 3 atos da Folha do Povo



(1º) texto:
Na nota “Messias Sateré recebeu lanchas para o transporte escolar” do Jornal “A Folha do Povo” do dia 30 de maio de 2011, encontramos novamente os mesmos erros de outras edições do periódico. A publicação de textos de assessorias de comunicação, algo comum na Folha, gera uma falta de credibilidade para o veículo de informação. Além disso, o texto está muito mal diagramado, pois se percebe que houve uma tentativa sem sucesso de esticar o texto para caber no espaço. O texto conta com a fala de uma só fonte: o secretário de educação. Pobre em informações, a matéria poderia ser mais bem apurada, e não caracterizar o prefeito como um “super-homem”. 

 (2º) texto:
Na segunda notícia sobre a Princesinha do Ramos, as mesmas falhas do primeiro texto foram encontradas. O titulo da noticia é: “Professores barreirinhenses ganharam 28% de aumento salarial”, o texto relata a aprovação da proposta de aumentar o salário durante uma sessão na câmara de vereadores do município, que contou com a presença dos educadores de Barreirinha.
Percebe-se que não houve uma boa apuração, primeiro pelo uso de uma só fonte (um vereador da oposição) e, já que no momento da sessão estavam presentes outros vereadores, além dos professores que serão os beneficiados, por que outros não foram ouvidos? Observou-se também que a notícia foi enquadrada de forma positiva em relação ao prefeito da cidade, que foi parabenizado pelo vereador entrevistado e pelos professores que agradeceram pelo reconhecimento de seu trabalho.

(3º) texto:
            A terceira noticia é dedicada a falar da Câmera Municipal de Barreirinha. O titulo é “Malabarismo e advinhações (sic) em sessão da Câmera Municipal”. O lide (parágrafo que apresenta as principais informações: o quê, quem, quando, onde, por quê e como) não dá conta de relatar as principais nuances do fato,  o que dificulta a compreensão do que será noticiado.
A notícia conta com nove parágrafos que relatam o que aconteceu na sessão, com pronunciamentos do vereador da oposição que primeiro elogia e depois critica o prefeito sobre o assunto do aumento de 28% no salário dos professores. No quarto parágrafo a noticia trata de outro assunto que é a enchente, no qual entra a fala de um segundo vereador. No sétimo parágrafo volta o assunto do aumento do salário com as vozes de outros dois vereadores.
Percebemos que a noticia é totalmente incoerente, com erros de digitação e aborda somente relatos, sem o exercício do papel de investigação e apuração, fundamental ao bom jornalismo.

Tuanny Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário