segunda-feira, 20 de junho de 2011

Fotos do Plantão Popular

O Plantão Popular é um dos jornais de Parintins que já vem algum tempo postando fotos que não se relacionam aos acontecimentos descritos nas matérias. Em uma notícia do show da banda Calcinha Preta, o jornal postou foto do grupo ainda com integrantes que já nem compõem mais a banda. Outra situação foi a cobertura de reuniões que a Universidade Federal do Amazonas – UFAM fez, uma delas correspondentes a algumas votações, novamente o Plantão Popular fez feio, usando a mesma foto para várias notícias. Para não perder o costume, o jornal publicou uma foto de Kelinho (procurado da justiça) no dia em que se entregou a promotoria no dia 01 de junho, após dois dias, usou a mesma foto da notícia – “Delegado reúne provas do crime”.
Notícia é fato quente, mas não só é o texto, e sim tudo que a envolve em seu contexto. Imagens podem descrever um fato da mesma forma que um texto, ambos podem ter o mesmo efeito, elas são umas das provas do que o jornal está retratando.
Essa é uma questão de desrespeito tanto com as pessoas que estão posadas nelas, tanto para as pessoas que são leitoras dos devidos jornais. Em alguns fatos esse desrespeito acaba causando até constrangimentos para aquelas pessoas mostradas nas fotografias.
O jornalismo é uma construção da realidade, mas isso não pode ser entendido como pura distorção, como vem temos visto na maior parte dos jornais parintinenses.

Inara Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário