segunda-feira, 18 de julho de 2011

Opinião com informações superficiais!



A edição do dia 12 de julho, terça-feira, do jornal Plantão Popular publicou uma folha especial denominada “Consciência Política”. Neste suplemento, uma das matérias principais trata do concurso público que haverá na Câmara Municipal de Parintins (CMP), decorrente do Projeto de Reorganização Administrativa. O título do texto foi “Reforma política e administrativa na Câmara”.
A matéria traz uma imagem do ambiente interno da CMP, aparentemente em sessão, mas não dá para saber ao certo, pois a imagem não contém legenda, o que seria essencial para o entendimento do leitor.
Em análise do texto da narrativa, percebe-se que a notícia mais parece um discurso politiqueiro. Isso é perceptível já no primeiro parágrafo, pois em vez de sintetizar a informação sobre o que se trata a narrativa ao leitor, o autor não faz mais do que um discurso tendencioso de um assessor de imprensa (profissional que é especialista em determinado assunto, que auxilia alguém em cargo de decisão). E no segundo parágrafo também não é diferente.
Somente a partir do terceiro parágrafo é que o autor, apesar de muitas adjetivações - o que também foge das regras do que se caracteriza notícia - começa a apresentar as informações que interessam ao leitor, ou melhor, os setores que irão ter reforma, a quantidade de vagas no concurso e também o aumento de vereadores que entrarão para a CMP nas próximas eleições.
Mesmo apresentando essas informações, o autor cita que o edital para o concurso público está no site da CMP, mas em nenhum momento mostra o endereço eletrônico para o leitor. Outro fator que não fica claro são os cargos que serão ocupados, pois só é enumerado que eles vão de assistente jurídico da mesa diretora a motorista. Ou seja, já não se sabe como acessar o site da CMP e depois ainda não são esclarecidos os possíveis cargos. Pura falta de compromisso com o público.
Há também no último parágrafo a citação da sigla CPI’s, mas sem a explicação de seu significado. Comissão Parlamentar de Inquérito é uma investigação conduzida pelo Poder Legislativo no qual se forma uma comissão para ouvir depoimentos e tomar informações diretamente, quase sempre de reclamo do povo.
Enfim, o que era pra ser uma notícia, ou seja, o relato de informações para um leitor ter conhecimento do fato, parece ser mais um discurso de opinião misturado com pouca informação, tudo camuflado em uma matéria jornalística.

Hanne Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário