segunda-feira, 14 de maio de 2012

Notícia especial(mente) feita pela situação


Na edição de 29 de Abril, o jornal Repórter Parintins traz a seguinte notícia: “Bi Garcia enfrenta e desmente oposição”. Durante a notícia uma série de discursos, de várias pessoas, são desmentidos por meio da fala do Prefeito.
O que se pode notar é a ênfase na figura do administrador municipal que teve 10 citações de sua fala, enquanto que outros presentes só foram citados indiretamente. Claramente o jornal buscou dar crédito ao prefeito e desmentir junto com ele as demais figuras do texto.
Para não fazemos julgamentos levemente apressados, digo que precisamos esperar e ver se o jornal publicará a treplica dos citados na notícia, caso não, podemos dar o jornal como totalmente vendido ao prefeito, já que começou a época das eleições.
Para terminar, a notícia é assinada por um “repórter especial”, termo usado em notícias cujo escritor não faz parte da redação do jornal, mas traz contribuições especiais. No entanto, esse repórter especial é assessor de um parlamentar da situação (grupo do prefeito), o que mostra a parcialidade da notícia e a falta de compromisso do editor do jornal em nos informar de fato quem está produzindo a informação publicada.

Helder Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário