segunda-feira, 20 de junho de 2011

Publi...Cidades!


Quando chegará o dia em que veremos nos jornais de Parintins noticias mais criteriosas com caráter informativo ou opinativo, mas sem o teor publicitário e sem o caráter servil que pauta nossos jornais?
            Aqui, faremos a análise do jornal Repórter Parintins do dia 05 de junho de 2011, porém poderíamos estar analisando qualquer outro jornal local que teríamos as mesmas conclusões. São notícias totalmente intencionadas, voltadas para divulgar seus patrocinadores, na maioria políticos, que visam promover no meio jornalístico suas ações. Nada contra a divulgação de uma ou outra ação que seja de interesse do conhecimento do povo, entretanto, pautar-se em praticamente todas as edições com a mesma linha, as mesmas caras, às vezes a mesma notícia apenas maquiada, deixa de ser jornalismo e se torna um descompromisso com o leitor que, em determinados casos, sem ter um conhecimento mais técnico, acaba nem percebendo esse disfarce de informe publicitário em notícia jornalística.
            A matéria que escolhemos para ilustrar todos esses fazeres jornalísticos como já dissemos encontra-se no Repórter Parintins com o seguinte título: “Quatro meses no Parlamento”, no qual é mostrado todo o balanço de cabalísticos quatro meses de mandato do deputado estadual Tony Medeiros. Agora eu me pergunto: o que tem a ver quatro meses de mandato? Se coubesse ao jornal fazer um balanço da atuação do deputado que fosse pelo menos no final de seu mandato ou no mínimo no primeiro ano... mas quatro meses?
            O mais engraçado é que a matéria está na editoria Cidades, porém deve ter havido erro de digitação ou falta de tinta, pois o nome a ser colocado ali deveria ser Publicidades.

Felipe Lopes

7 comentários:

  1. O deputado Tony Medeiros está investindo forte na divulgação de suas ações. Os textos que fazem referência a ele são constantes no jornal.

    ResponderExcluir
  2. Queridos amigos, fazer críticas deve ser um prato cheio para qualquer pessoa. Fazer, acontecer, registrar os diversos momentos de uma cidade ou comunidade é o que mais interessa para a nossa empresa.
    Comentários como os seus, como urubus atrás de carniça, não nos interessa. Mesmo porque, essa não é a primeira vez que vocês comentam matérias publicadas pelo Jornal Repórter Parintins. A reportagem da Castanheira foi uma que vocês também dissecaram. Isso leva a crer que o JRP está influenciando a vida acadêmica de vocês que ainda vão ter que provar pra vocês mesmos se vão ocupar espaço em um veículo de comnunicação, seja grande ou pequeno. Mas nós agradecemos a boa observação dos caros colegas de faculdade que deveriam estar mais preocupados em ler, pesquisar e se inteirar dos acontecimentos da cidade de Parintins. Tentem produzir alguma coisa que preste de útil, tirem as bundas dos bancos e partem para o fronte, pois é aí que vocês vão aprender a ser profissionais. Contribuam com alguma coisa que preste e que sirva de aprendizagem para as gerações que pensam em ingressar na faculdade, do contrário a faculdade vai passar por vocês. Mas obrigado pelas observações. O Jornal o Repórter Parintins vai continuar fazendo história em Parintins, com ou sem vocês, seus bandos de merdas.

    ResponderExcluir
  3. Palmas para o "senhor Sabedoria"!

    ResponderExcluir
  4. Estou imprecionada com o nível de resposta desse comentário. Gente, um dos objetvos do blog é criticar e instigar o poder argumentativo dos leitores. É um espaço aberto para expor opiniões e criticar CONSTRUTIVAMENTE uns aos outros. Vão me desculpar mas achei horrível essa postura do Reporter Parintins. Evelyn Pessoa :D

    ResponderExcluir
  5. Por vezes é chato... não nos sentimos bem ao receber críticas. Mas por vezes responde-las de maneira grosseira não resolve. Pessoas letradas por vezes já utilizaram sua vasta ironia para tentar me intimidar. Eu sei dos meus propósitos e os meus caminhos. Para alguns ganhar dinheiro é sobreviver. E se vier só de uma troca de gentilezas como em alguns casos jornaleiros por aí, tá de ótimo tamanho. por vezes não fica evidente para quem não adentrou à faculdade. E mesmo quem já entrou e está prestes a sair acredita que os que chegaram depois não deveriam perceber algumas artimanhas ou jogadas para se ganhar um trocado de um pobre politico que precisa divulgar suas mazelas estrambólicas no parlamento. Coitadinho dele. O povo já tem a sua dose de alienação suficiente assistindo às novelas da rede globo. Basta desse jeitinho tosco de se pensar um jornal. No início todo jornal é uma maravilha... mas basta uma porradinha de leve num politico pra grana chegar mais rápido, pronto deu-se o crescimento de mais um negocio lucrativo. E uma banana pros otários. É assim que querem nos dar a lei da mordaça, da camisa de força. Também não precisamos de seus comentários implosivos. Thiago Godinho.

    ResponderExcluir
  6. Esse tal de "neusoncorrea" ficou magoadinho....

    ResponderExcluir
  7. Meu caro JORNALISTA (que se diz ser) Neudson Correa, para ler, pesquisar e interar sobre os acontecimentos de Parintins precisa-se no mínimo de informações precisas e não puxa-saquismo. Vcs tem o dom de tranformar PUBLICIDADE em NOTÍCIA isso só interessa para o bolso de vcs. Lembra da objetividade estudada no primeiro periodo? NÃO! pq quem PASSA pela faculdade sem fazer nada que preste, e vc e o seu jornal.


    Acadêmica do curso C.S.

    ResponderExcluir