sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Sensacionalismo ou desconhecimento?




Na edição de número dois, de 22 de dezembro de 2011, o jornal Gazeta Parintins trouxe uma notícia intitulada “Imprudência gera mais vítimas”, que relata um acidente de trânsito que deixou um jovem com a perna esquerda fraturada e escoriações por todo o corpo.
Contudo, o que chama atenção na notícia é a foto utilizada, pois trata-se de uma imagem da vítima no leito do hospital. Uma foto um tanto impactante para atrair a atenção do leitor.
Outra edição analisada foi a de número três, 26 de dezembro, que traz como manchete a notícia “Jovem esfaqueado no rosto escapa da morte”. Mas o que chama atenção do leitor nesta matéria também é a imagem utilizada, pois, mais uma vez o jornal utilizou uma foto inadequada, ou seja, mostra uma foto bem de perto da vítima com os pontos no rosto. Ainda na capa mostra também uma radiografia do crânio com a faca cravada.
Além dessas imagens na capa, na notícia sobre o acontecimento intitulada “Serralheiro escapa da morte”, o jornal apresenta também uma foto da vítima Joelson Silva e Silva no leito do hospital.
As imagens despertam atenção imediata e provoca impacto nas pessoas, mas o difícil é encontrar um sentido jornalístico para estas fotos, pois o que fica perceptível é o sensacionalismo e a espetacularização das vítimas estampadas para impressionar o público.
Recomenda-se ao jornal que não utilize imagens sensacionalistas e que espetacularizem os cidadãos, pois se deve levar em consideração a conservação da imagem dessas pessoas que sofrem algum tipo de agressão e que, muitas vezes, acabam indo parar nas capas de jornais como atrativos para o público.

Hanne Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário