sábado, 21 de janeiro de 2012

Cadê o vigia?


“A notícia é a matéria-prima do jornalismo, o centro de gravidade do jornal, da mídia em geral, a base de tudo quanto é publicado. Em sua busca, concentra-se o esforço da redação. Ela determina o ritmo de trabalho, impõe horários, comanda a vida”  Luiz Amaral

A edição de n° 912 do Jornal Novo Horizonte trouxe uma notícia intitulada “Secretaria de Saúde é arrombada e vigia afirma que não viu nada”. Segundo Sousa (2001), um bom título acrescenta valor a uma peça jornalística. Os títulos devem ser informativos, sintetizando o núcleo duro da informação numa frase curta, forte e sedutora.
O título sintetiza o conteúdo da matéria, mas ao longo do texto, o autor não cita mais o vigia, nem dá espaço para a fala do servidor, ele é citado apenas na manchete. E por se ter dado tanta ênfase a ele no título, infere-se que ao longo da notícia ele fosse aparecer dando seu depoimento. Contudo, a única fonte da matéria é o secretário de saúde do município, é ele quem fala o que o vigia supostamente teria dito.
Quem garante aos leitores desse jornal, que o vigia falou isso mesmo? Não foi dada a ele a oportunidade de falar, o que validaria esta informação. De novo, este periódico utiliza em suas matérias somente as falas de fontes oficiais.
Sousa (2001), afirma: “Quando se trata de situações que envolvem interesses de várias partes, as fontes devem ser sempre contrastadas, mesmo que a resposta a publicar seja que a entidade se recusou a prestar declarações. Também se deve fazer contrastação de fontes por rotina”.
Este acontecimento teve muita repercussão em Parintins, o jornalista deveria ter ouvido várias versões e várias pessoas, para contrastar as informações. Foi uma matéria superficial, pois poderia ter sido mais explorada. A matéria também teve pouco destaque no jornal, sendo que o espaço destinado para ela, não ocupa mais da metade de uma página do Novo Horizonte.

Yasmin Cardoso

Referências:
AMARAL, Luiz. Jornalismo: matéria de primeira página. 6. Ed. Atual e aumentada- Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro 2008.
SOUSA, Jorge Pedro. Elementos de jornalismo impresso. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário