sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Falta de espaço ou indiferença?





Na edição nº 198 do dia 28 de dezembro de 2012, o jornal Plantão Popular trouxe em seu espaço denominado “Em Pauta”, em quarta colocação, uma pequena nota intitulada “Confirmado”. Trata-se da candidatura de Gelson Moraes como vice-presidente na chapa de Rildo Maia para a presidência da Câmara Municipal de Parintins.
De fato trata-se de um assunto em pauta, pois é um momento de mudanças no Legislativo parintinense, o que mudará muitos outros aspectos nos rumos que serão dados para a cidade. Porém, ao ler todo o conteúdo exposto, percebe-se que o jornal não deu proeminência para o assunto, pois em mais nenhum momento é possível conhecer mais a fundo os meandros deste acontecimento.
No entanto, o jornal acaba se referindo a assuntos que poderiam ser tratados em qualquer outro momento, como é o caso da matéria de capa intitulada “Crianças trabalham para manter famílias”, já que esta notícia nem se retrata a realidade de Parintins, mas se refere a dados do IBGE em nível nacional.
Outra notícia que também poderia ceder lugar para o acontecimento do momento na cidade é a intitulada “Arthur anuncia secretários”, pois o mesmo apresenta um fato político da capital (Manaus), deixando mais uma vez a população sem saber o que está ocorrendo politicamente em sua cidade e que é de fato mais importante do que saber quais foram os secretários escolhidos pelo prefeito de Manaus.
Neste caso, indicamos que é importante que o jornal reflita sobre seus critérios de noticiabilidade, pois esta edição deixou de abrir espaço para um dos assuntos mais relevantes da semana, que era a candidatura à presidência da CMP, e acabou dando relevância e pautando assuntos bem menos importantes para o conhecimento do povo tupinambarana.

Hanne Assimen

Nenhum comentário:

Postar um comentário