quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

2012: o ano em que vivemos em perigo



Na edição do dia 31 de dezembro de 2012, o jornal Gazeta Parintins publicou a seguinte manchete na capa do jornal: “Violência no trânsito, suicídios, homicídios e afogamentos em 2012”.  A chamada refere-se a uma reportagem da retrospectiva de algumas tragédias que ocorreram no ano de 2012.  A reportagem tem como título “Ano marcado pela violência no trânsito, homicídios, suicídios e mortes por afogamento em Parintins”, que se divide em duas páginas do jornal com os seguintes segmentos sobre os acidentes de trânsito, suicídios, mortes por afogamentos e homicídios. A pergunta é: por que o periódico realiza uma retrospectiva tão sangrenta?
O jornal apresenta como primeiro subtítulo “Com o crescimento da população aumenta o número de pessoas inabilitadas conduzindo veículos, revela tenente da PM”, que se refere aos acidentes de trânsito ocorridos em Parintins no ano de 2012, com dados do aumento de acidentes na cidade. A segunda notícia tem como subtítulo “Doze mortes por afogamentos” direcionado aos casos de afogamento na cidade. A terceira notícia é “Dentre as vitimas de suicídio e homicídio entraram para a estatística três jovens de 18 anos de idade” relacionada a esses casos específicos.
Acredita-se que está reportagem trata-se de uma retrospectiva das tragédias que ocorreram no ano de 2012, na cidade de Parintins, sendo que é importante sim apresentar os fatos que marcaram o ano passado, mas não podemos desconsiderar que há outros acontecimentos de suma importância, que marcaram o desenvolvimento e mudanças na cidade de Parintins, infelizmente ignorados pela Gazeta. O jornalista tem o compromisso de propagar os acontecimentos que sejam de interesse público de forma cautelosa, contudo, foram propagados em duas páginas apenas tragédias e mais tragédias. Houve o uso de apenas uma fonte na reportagem toda... Um ponto positivo é que, apesar do sensacionalismo, foram realizadas alertas sobre o trânsito para os jovens motociclistas.
Na reportagem foram utilizados setes imagens das vítimas. A quarta foto da notícia intitulado “Doze mortes por afogamentos” foi do momento do resgaste do corpo de Antonio Marialva, 64, sendo um mecanismo bastante mórbido de atrair a atenção do leitor.
Portanto, os elementos e linguagem usados foram sensacionalistas, no qual, se refere às ações e narrativas que procuram provocar sensações no receptor, com o objetivo de cativá-lo. Ressaltamos novamente que o espaço poderia ter sido usado para assuntos mais relevantes do ano de 2012, entendendo que uma retrospectiva não deve se pautar somente em acidentes e crimes.

Kamila de Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário