sexta-feira, 1 de março de 2013

Diga sim à edição no rádio!


Jornais e revistas têm fotos, e a televisão, a imagem. No rádio, o que faz a diferença é o som. Óbvio, não? A maioria das rádios jornalísticas e dos repórteres despreza, subestima sua principal matéria-prima. Não se trata aqui do som da voz do apresentador ou do repórter. Mas da música, do ambiente, dos gritos, das sirenes, do bate-boca, do choro, enfim, de tudo o que cerca uma situação que não deve simplesmente ser relatada por meio de um texto ou de uma entrevista” (PARADA, 2000, p.31).
O Jornal da Amazônia, informativo radiofônico do Sistema Alvorada de Comunicação, veiculou no dia 25 de fevereiro várias notícias com sonoras (áudio de entrevistados) que não foram editadas. As falas dos entrevistados começavam e não terminavam, foi perceptível a falta de edição no momento em que era colocada uma cortina (áudio de corte) em cima dos pronunciamentos.
Em todas as notícias, sem exceção, ocorreu isso. Essa falta de edição no radiojornal compromete a credibilidade do Sistema, pois mostra falta de compromisso com o ouvinte. Marcelo Parada, afirma que: “A edição pode ser comparada à montagem de um quebra-cabeças, para que o ouvinte tenha uma matéria com começo, meio e fim” (p.60).
É imprescindível a edição nos radiojornais, pois mostra que além de um trabalho de entrevista, houve um trabalho de apuração das informações e também uma preocupação com os ouvintes, para que eles entendessem de forma plena o que estava sendo veiculado.

Yasmin Gatto Cardoso

2 comentários:

  1. As edições no rádio em PArintins não são feitas mesmo! Uma irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
  2. O LACRIMA MORREU?


    CADÊ AS POSTAGENS?

    FAZEM 10 DIAS QUE NADAAAAAAAAA!

    ResponderExcluir