quinta-feira, 14 de março de 2013

Ode ao prefeito

O Jornal Novo Horizonte publicou no dia 23 fevereiro de 2013, em sua página “Cidade” a notícia “Entrevista do Prefeito Alexandre da Carbrás repercute de forma positiva em todo estado”. O texto na verdade parece ser um comentário sensasionalista sobre a entrevista do prefeito de Parintins ao Jonal A Crítica no dia 17 de fevereiro .

A notícia do NH cita um pouco do histórico do prefeito Alexandre e sua dificuldade na campanha eleitoral e aspectos emocionais que perduram até hoje. Tais aspectos muito evidentes no texto.

O último parágrafo mostra claramente as opiniões do autor a respeito do prefeito, e frases que tendem a construir uma boa imagem do gestor (não questionado o caráter do Carbrás), porém, são opiniões questionáveis de assessoria de imprensa.

Percebe-se que o jornalista também se coloca no texto: “O prefeito Alexandre da Carbrás mostrou de forma incisiva seu compromisso, responsabilidade, determinação para construir a Parintins dos nossos sonhos”. Outra característica questionável que este período apresenta são suas próprias informações, elogios ao trabalho do prefeito, trabalho esse que não foi citado em nenhum momento no texto.

A “notícia” do Novo Horizonte não apresentou nenhum um critério de noticiabilidade, além disso, trata-se mais de um comentário sobre outra notícia de outro jornal.

Aconselhamos ao repórter não usar de forma intensa adjetivos, enaltecendo a figura de outros, além disso, não deve expor a sua própria opinião ou opinião de um grupo onde o mesmo faz parte. Mesmo as assessorias de comunicação não devem cometer exaltações exageradas a respeito do seu assessorado. É necessário buscar e explicitar fatos que comprovem adjetivos de qualquer figura que seja, o leitor é quem deve opinar.

Lacrima

Nenhum comentário:

Postar um comentário