segunda-feira, 30 de maio de 2011

Deixou dúvida!






            Na edição nº 83 do dia 13 de maio de 2011 o Jornal Plantão Popular publicou, como uma das suas matérias principais, a transferência do ex-vereador João Pontes, o João Bacu, após ter seu mandato cassado pela Câmara Municipal de Parintins. O título do texto foi “Bacu transferido para Manaus”.
            A notícia também traz uma imagem do ex-vereador com a legenda “João Pontes pode ser levado para a capital a qualquer momento” e no final a matéria apresenta que o momento dessa ação não foi definido, ou seja, há uma discordância entre o título, a legenda da foto e as informações contidas no texto. Fica a dúvida, pois não se sabe se Bacu já foi transferido para Manaus ou se ainda vai haver essa transferência.
            Em 11 de maio, no dia seguinte ao da cassação, João Bacu, ao receber a notícia da perda de seu mandato, passou mal e foi levado para a emergência do Hospital Regional Jofre Cohen, onde foi atendido pelo médico Jorge de Paula.
            O que chama a atenção diante dessas informações é a especialidade do médico que atendeu João Bacu, pois vale esclarecer ao leitor que Jorge de Paula é legista, ou seja, especialista em corpo de delito humano e em necropsia (exame de cadáver). Apesar do médico estar apto a realizar o atendimento do paciente, mais parece, dado o contexto, que ele foi cuidar da morte política do ex-vereador!
            Em análise geral, percebe-se que faltou um pouco mais de atenção do jornalista em relação à concordância entre as informações no momento da construção da notícia. E sobre o comentário em relação ao médico que atendeu Bacu, é apenas uma ressalva, pois é sempre válido analisar as fontes envolvidas no fato.

Hanne Assimen Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário