Como se não bastasse o uso dos veículos de comunicação para promover políticos, agora também são utilizados para evidenciar fatos que podem ou não ser realidade. Nota-se isso na edição do dia 1º de maio do Jornal Repórter Parintins, que dedica uma matéria para falar da mostra de painéis das escolas da rede de ensino do Estado.
Essa suposta realidade começa a ser evidenciada logo no subtítulo da matéria, em que se escreve que os “Painéis apresentados pelas escolas representam avanços na educação parintinense”. O objetivo é criar no imaginário do leitor a noção de que a rede estadual de ensino em Parintins está “a mil maravilhas” – pelo menos seria isso o que teria sido evidenciado na Mostra de Painéis das Escolas do Estado.
O fato de a matéria mostrar só os êxitos da rede de ensino estadual nos remete a idéia de que objetivo do texto é enaltecer de todas as formas a atuação da SEDUC (Secretaria de Educação do Amazonas), em Parintins. Nisso, nota-se que o enquadramento da matéria é de caráter publicitário, visto que a imagem passada para o leitor é de que o trabalho da SEDUC em Parintins está surtindo ótimo efeito. Contudo, se formos analisar profundamente, veremos que isso não é verdade, visto que questões como a qualificação e a melhoria de salários para os professores continuam as mesmas. Faltou na notícia o elemento da contradição, a problematização real da educação no município.
A utilização de fontes totalmente ligadas tanto a SEDUC, quanto aos educandários, faz com que as informações colhidas percam a credibilidade dada pelo leitor. Assim, surge uma dúvida: será que a educação está progredindo, ou os dados estão sendo manipulados para que acreditemos nisso?
Daniel Sicsú
Como vemos, a educação em nosso estado não passa de números. A valorização que nossos governantes dão a ela, não passam de estatística que camuflam as verdadeiras condições de nossa educação.
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