quarta-feira, 25 de maio de 2011

O espetáculo da notícia

Na noticia “Mãe abandona bebê ao sofrer surto psicótico”, da edição do dia 17 de março de 2011, do Jornal Plantão Popular, observamos o que se pode chamar de “espetacularização” em relação à ação do individuo em foco. Ou seja, o jornal usou o chamado perfil do inusitado: “Mais do que a normalidade e o cotidiano revelador da pessoa em foco, procura-se extrair dela o que a caracterizaria, mesmo que à força, como excêntrica, exótica” (MEDINA, 2008. p. 16).
A notícia expôs o caso utilizando-se de humor, no qual expõe a figura do caso em questão (mãe de 35 anos), principalmente no relato de uma das fontes (a doméstica), quando ela diz: “disse pra mim ficar com o menino, porque ela era uma Sereia e tinha que se encantar de novo” (sic).
Na tentativa de passar uma maior veracidade, o jornal usou desses relatos um tanto “excêntricos” em relação à mulher com transtornos mentais. Os fatos não foram devidamente checados, nem foram entrevistadas outras fontes, como, por exemplo, tentar ir à busca do marido da mulher, ou tentar obter mais informações sobre ela, para saber se foi a primeira vez que o surto aconteceu. Isso poderia fornecer uma maior confiabilidade na noticia.
Quem garante que a doméstica não omitiu alguma informação, em algum momento de seu relato sobre o fato? Será que essa mãe tem outros filhos? Se tiver, será que abandonou algum deles por ai? Será que realmente ela é casada? Será verdade que ela é de Oriximiná?
O repórter não apresenta em nenhum momento o relato de alguém que conhecia a mulher. Mesmo que o prazo de entrega para uma noticia seja curto, isso não é desculpa para uma apuração mal desempenhada. 
            Esse jornal não é o único a apresentar tais falhas. Fica o alerta para os jornais parintinenses, que devem procurar verificar melhor as informações. “A disciplina de verificação é um suporte para a edição, que melhor se realiza quanto mais planejado for o processo de produção da noticia” (PEREIRA JUNIOR, 2006.p. 92).

                     Tuanny Dutra

Referências:
MEDINA, Cremilda. Entrevista: O diálogo possível. São Paulo: Atica, 2008.
PEREIRA JÚNIOR, Luiz Costa. A apuração da notícia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário