sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Conta aí, vigia!



A Edição de 11 de dezembro de 2011 do jornal “Acrítica” traz uma notícia intitulada “Ruas bloqueadas”. A reportagem tenta mostrar ao leitor a proliferação de “condomínios forçados” em Manaus e ao mesmo tempo aponta dados de uma possível redução da criminalidade por conta disso.
Inicialmente a reportagem dá ênfase à quantidade de ruas em Manaus que estão sendo tomadas por correntes, cancelas e guaritas de segurança particular (vigias), tudo isso como reflexo da sensação de insegurança e do medo de assaltos por parte dos moradores.
Contudo, ao visitar os conjuntos Jardim Sakura, Jardim Oriente e Flamboyant, locais em que se encontra esse tipo de situação, a principal fonte usada para comprovar a redução da criminalidade nos “condomínios forçados” foram os vigias, que logicamente disseram não haver NENHUM assalto nos respectivos conjuntos.  Cá entre nós, estranho seria se os próprios vigias dissessem que durante seu período de trabalho tinham sido assaltadas trinta ou quarenta casas não é?
O ideal seria que Florêncio Mesquita (responsável pela matéria) usasse os moradores dos conjuntos citados acima como a principal fonte de pesquisa, para só assim, então, afirmar uma possível redução na criminalidade. Dados como estes apresentados na matéria, causam desconfiança por parte do leitor e podem com certeza influenciar a veracidade dos fatos.
Enfim, o que se pede ao jornal é mais credibilidade nos dados repassados ao leitor, com informações concretas, claras e o mais confiáveis possíveis.

Indira Santos (especial para o Lacrima)

2 comentários:

  1. concordo com você, não podemos mencionar algo sem antes conhecer os fatos, é através do contato com a realidade que se tece as críticas.
    parabéns...

    ResponderExcluir