sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Título sem dono e um equívoco


A edição nº 81 de 11 de dezembro do jornal Repórter Parintins traz a primeira página da editoria Cidade dedicada ao tema Aids, com uma notícia intitulada ““Parintins está vivendo o momento de Aids””.
Trata-se de uma notícia que transmite informações sobre a proliferação dos casos de Aids na cidade de Parintins nos últimos onze anos. Além disso, traz informações também sobre o dia 1º de dezembro, classificado como Dia Mundial Contra o Vírus HIV-Aids.
Mas, dentro de todo o contexto da notícia, observa-se uma falha, que é a falta de indicação de quem pronunciou o título (“Parintins está vivendo o momento de Aids”), o qual vale lembrar está escrito entre aspas, o que caracteriza uma citação de alguém. Somente depois de ler o terceiro parágrafo da notícia é que se descobre quem falou a frase explícita no título inicial, a enfermeira Ivanira Pimentel, da Casa Padre Vitorio Giurin, responsável pelo tratamento da doença em Parintins.
Portanto, é importante que o jornal, toda vez que trouxer títulos entre aspas identifique logo os autores das falas. Assim, com certeza, passará mais confiança ao leitor e alcançará maior credibilidade nas informações prestadas.
Outro dado que consta na notícia é uma tabela que traz informações sobre “Pessoas infectadas em Parintins (HIV)” e “Pessoas mortas em Parintins (Aids)”. No mesmo quadro, logo abaixo o jornal mostra uma outra tabela denominada “Infectados no Brasil, entre  1980 a 2011, de 15 a 24 anos”. E após esta última tabela vem a legenda “TABELA Mostra o quadro da Aids em Parintins em onze anos”, isto é, tudo indica que esta legenda encontra-se posicionada no lugar errado, pois ela corresponde a primeira e não à última tabela de informações. Ou seja, o que mostra mais uma vez que houve a troca de informações e isso faz com que o leitor fique confuso ou até mesmo obtenha informações equivocadas.

Hanne Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário