quinta-feira, 7 de abril de 2011

Caso seja pelo “achismo”...


A matéria com o titulo “Pecuária de Parintins ainda é a melhor” veiculada no jornal Novo Horizonte da edição nº 872, período de 26 de março a 01 de abril, no caderno de cidade, poderia ter por nós inúmeras possibilidades de análise. Poderíamos explanar as questões, por exemplo, das frases desconexas encontradas no texto, da utilização equivocada de pronomes ou dos erros de pontuação, porém seriam tópicos inexpressivos e já “normais” de serem vistos em nossos impressos locais. No entanto, nos concentraremos nas questões elencadas pelo teor da noticia.
Primeiramente, nunca se recomenda a um repórter receber regalias de um empreendimento, seja ele qual for, e em seguida escrever sobre este. Digo isso, porque temos a impressão de que a equipe do jornal foi “muito bem tratada” pelo pecuarista relatado na matéria. Tanto, que temos a sensação de estarmos lendo um release, que é uma espécie de propaganda ou promoção indireta de algum lugar, empreendimento ou pessoa.
A ausência de fatos como dados concretos para embasar afirmações, tais como de que “a qualidade da pecuária parintinense continua e permanecerá por muito tempo no topo”, revela a falta de apuração da noticia, visto que  o repórter baseia-se apenas no fato de ter visitado duas fazendas dentre as inúmeras existentes na região e presenciado nestas uma boa infra-estrutura, que lhe permitiu o “achismo” de que a realidade dos outros pecuaristas é a mesma.
Caso seja para “achar”, eu também acho que o repórter e sua equipe ganharam uma boa quantidade de carne, leite e queijo do pecuarista para fazerem essa matéria, que como já disse, mais parece um release.

Nenhum comentário:

Postar um comentário