sexta-feira, 1 de abril de 2011

O mais pedido

 

           O jornal A Folha do Povo é um dos jornais de Parintins em que se percebe com mais facilidade a presença de propagandas políticas. Nota-se isso pelo fato de que o veículo possui, em sua grande maioria, notícias ou notas que têm como objetivo principal a persuasão do público leitor no sentido de votar em determinados políticos.
            Na edição do dia 18 de março de 2011 o jornal traz uma matéria que mostra a suposta ansiedade da população parintinense em ver Fernando Menezes participando ativamente da política local. Seja na prefeitura ou na câmara de vereadores.
            O enquadramento dado ao texto é de caráter propagandista, pois o periódico busca mostrar só as boas ações que Menezes faz, suas propostas, e o “anseio da população” por seu trabalho na política. Isso remete-nos à ideia de que o jornal vem “preparando o terreno” para Fernando desde as eleições 2010, visto que aquele pleito foi como uma forma de o povo conhecer mais quem é Fernando Menezes, para que em 2012 ele possa vir “com toda a força” na disputa para a prefeitura municipal.
            Percebe-se, além disso, a tentativa de fixar no leitor do jornal a imagem de que o político é uma pessoa do “povo”, pois cita-se, de forma ambulante, que Fernando Menezes  é  uma pessoa simples, compromissada com as demandas populares.
            Com esse texto, nota-se que as eleições de 2012 já começaram para o jornal A Folha do Povo, visto que em todas as suas edições o periódico ressalta e propagandeia os feitos de certos políticos da cidade.

Daniel Sicsú

Nenhum comentário:

Postar um comentário