quinta-feira, 7 de abril de 2011

Imagens inadequadas



Na edição de quinta-feira, 7 de março de 2011, o jornal Plantão Popular publicou a matéria “Conselho denuncia madrasta que espancou adolescente”. Na página, é exposta a fotografia de uma adolescente que, se já não bastasse a agressão física sofrida, ainda recebeu uma forcinha do jornal para mais constrangimento. A foto permite até mesmo o reconhecimento da vítima.
Como já vem sendo de praxe do jornal, na edição de quarta-feira, 30 de março, mais uma vez o Plantão Popular continua exibindo de forma antiética fotos de pessoas em mal estado. Acredito que o jornal não teve ao menos a consideração pelas vítimas em ter pedido suas autorizações pelo uso da imagem.
Segundo o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros art. 7º, nº IV, o jornalista não pode: expor pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo vedada a sua identificação mesmo que parcial, pela voz, traços físicos, indicação de locais de trabalho ou residência, ou quaisquer outros sinais. Também me pergunto sobre o porquê do conselho tutelar não se atentar ao caso da foto exposta da adolescente de 15 anos, já que se trata de descumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Talvez agora eu entenda o lema do Plantão Popular ser “O outro olhar da notícia”.

Inara Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário