terça-feira, 26 de abril de 2011

Democratizar a informação não é bagunça!

A internet esta aí para democratizar a informação. Mas, fazer com que todos tenham acesso às mais variadas formas de conhecimento demanda um novo tipo de cuidado com as informações que são acessadas e principalmente repassadas.
A qualquer momento qualquer um pode usar dos conhecimentos que estão na internet e no jornalismo isso não é diferente, principalmente quando cada vez mais crescem as agências de notícias.
O problema nisso é saber que mesmo tão fáceis de acessar, essas informações ainda tem um dono, um autor. Comumente alguns jornais de Parintins andam fazendo de forma errada a coleta e publicação dessas informações e cometendo até mesmo um crime, o plágio.
Existe em lei, 9610/98, o fundamento dos direitos autorais. No capitulo II, Dos direitos morais do autor, o artigo 14, inciso II, diz o seguinte: “São direitos morais do autor o de ter seu nome, pseudônimo ou sinal convencional indicado ou anunciado, como sendo do autor, na utilização da obra”.
Precisamente na edição de 09 a 15 de abril de 2011, na página 9 da editoria Educação e Saúde, do jornal Novo Horizonte, está a coluna “Saúde Bucal em foco”, assinada por seu autor. A coluna traz toda semana uma informação sobre saúde bucal, mas descobrimos que as informações, mesmo assinadas pelo autor, não são de sua autoria.
Para que o leitor possa encontrar esse tipo de informação é só fazer o seguinte: Pegar um trecho do texto que suspeita não ser do autor e por no buscador de internet www.google.com.br, escrevendo entre aspas. Fazendo isso obtive várias páginas com o mesmo conteúdo da coluna, http://www.dentes.info/proteses.htm, esta é uma delas.
Com isso o leitor pode saber quando esta lendo algo do autor ou uma cópia da internet, o que é crime previsto em lei e tem nome, plágio.
Fica a dica para os jornalistas que, quando quiserem postar conteúdo de outrem, fazer a devida referência ao autor da obra e reescrevê-la, de modo que se obtenha outra versão, assim a internet é usada de forma adequada o conhecimento é democratizado dentro da legislação.

Helder Ronan de Souza Mourão

3 comentários:

  1. Gostei do seu artigo, especialmente porque sou o autor da página http://www.dentes.info/proteses.htm .
    Infelizmente não é possível evitar esse tipo de prática, no entanto a ética deveria prevalecer, sobretudo quando se trata de jornalistas. Ver o nosso texto replicado por outros sítios na internet sem qualquer referência à nossa autoria é revoltante mas difícil de impedir. Prejudica a imagem e os direitos autorais e deixa a dúvida no leitor sobre a proveniência original.
    Antonio Fidalgo

    ResponderExcluir
  2. Depois de ter lido o seu artigo fiz a experiência e pesquisei o seguinte parágrafo da página referida:
    " Quando faltam dentes, os que estão ao lado e os oponentes tendem a mover-se para o espaço livre provocando todo o tipo de desequilíbrios nas arcadas dentárias", e obtive o espantoso número de
    205 resultados de plágio em outros sites da internet. O resultado fala por si, sugiro que experimentem.
    Antonio Fidalgo (Zanucki)

    ResponderExcluir
  3. Pois é Zanucki, mas espero que esse ensaio sirva de algo, pois é contra lei e acima de tudo amoral. Se o jornalista ou qualquer pessoa não se deu ao trabalho de escrever sobre o tema, que tenha pelo menos o minúsculo trabalho de fazer referência, pois da valor ao verdadeiro autor.
    Obrigado Zanucki.

    ResponderExcluir