quinta-feira, 21 de abril de 2011

Jornalismo social relata descaso


A edição de 13 de abril de 2011 do Jornal da Ilha traz uma interessante notícia com o título “Poucos empresários atendem chamado para discussão sobre resíduos sólidos”. Primeiramente, o título, por ser muito grande, acaba não chamando a atenção do leitor, já acostumado com algo mais direto e simples. Eis algumas dicas de melhoras para a chamada:
Empresários desprezam discussão sobre lixo
Lixo é desprezado por empresários
Um título mais simples e menor é mais adequado, conseguindo resumir a notícia e chamar atenção para que o leitor a explore. Um fato de destaque no título é que ele está todo em maiúsculo e isso captura inconscientemente o leitor, que precisa apenas passar o olho e logo tende a ficar curioso.
O texto, apesar de resumido, traz informações sobre um tema muito importante e crítico na cidade, que é a questão do lixo, caracterizando assim uma boa apresentação de jornalismo social, o que contribui bastante para a sociedade e desperta o interesse para o tema que precisa ser revisto.
As consequências são bem citadas, o problema aviário com os urubus, o aeroporto, o acúmulo de lixo na lixeira pública e na cidade, e mesmo as legislações ambientais, que culminam com a visita da ministra do meio ambiente na cidade.
As informações são bem postas e de muito proveito, mas uma notícia bem escrita e desse peso para a cidade precisaria de mais espaço no jornal, bem como de uma explanação mais apurada. Deixo a dica de complementá-la com uma reportagem, fazendo com que este tema de relevância social não passe despercebido e ganhe mais proeminência.

Helder Ronan de Souza Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário