quarta-feira, 25 de maio de 2011

A educação em Parintins

Muito interessante para análise o questionamento feito pelo quadro opinativo “tema da semana” intitulado: “IDEB x Aprendizado” do Jornal Novo Horizonte da semana de 07 a 13 de maio de 2011. No mesmo jornal, porém, verifica-se uma matéria de caráter informativo que trata da Mostra de Gestão das escolas da cidade. O teor do texto mostra como Parintins evoluiu e se desenvolveu na perspectiva educacional, chegando a adjetivar a Mostra de Gestão como “festa da educação” e fazendo do município um modelo para outras cidades do estado, já que lidera o ranking como a cidade que mais ganha prêmios, obtidos por meio dos bons índices no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
E justamente sobre esse assunto, entretanto em sentido contrário, com um caráter mais questionador, está o referido opinativo sobre o termo da semana que traz um titulo que questiona “a verdade” indicada pelo índice que avalia a educação no país. E partindo deste questionamento é que está nossa análise ao parabenizar o caráter instigador da reflexão opinativa.
Sabemos que este sim é o verdadeiro papel do jornalismo. Repassar ao publico os fatos, porém levantando os questionamentos necessários quando couber.
Quem trabalha com educação em Parintins sabe e conhece os bastidores de como são realizados esses índices. Há uma verdadeira preparação das escolas para as provas do IDEB, sem preocupar-se tanto com o aprendizado como um todo, sem contar o índice de aprovação que tem que ser elevado, fazendo com que alunos tenham que ser aprovados a todo custo.
Portanto, falar em festa da educação chega a entristecer quem tem conhecimento da realidade da educação na Ilha.

Felipe Lopes

4 comentários:

  1. De fato a educação em Parintins "melhorou consideravelmente" quando se trata, nesse caso, não de avaliar pela qualidade, mas pela quantidade. Falo aqui em quantidade, pois o que pesa para a Secretaria de Educação não é a aprovação por habilidades e competências dos alunos através de um ensino e aprendizagem, de fato significativo parta aluno e professor. Na verdade como você bem coloca os alunos são aprovados a todo custo e os professores acabam compactuando com o pacto da mediocridade:"eu finjo que ensino, você finge que aprende."
    Está na hora de acabar com essa farra que se intitula "Mostra de Painéis da Educação" e investir mais na formaçao e nos salários dos professores que, comparados aos salários dos políticos chega a ser indecente.

    ResponderExcluir
  2. O índice da educação na cidade de parintins em relaçao ao IDEB, é simplismente uma grande farça, que tenta mascara de fato a real situação da educação no município, que pega um grupo de alunos que se destacam na escola e os seleciona para tal prova, deixando de lado a grande maioria. fato!!!!
    O que se pode perceber ao olhar criticamente é que o estado investe em estrutura fisica e "esquece" que o mais importante é a qualidade de ensino e o conhecimento que o aluno poderia adiquirir para torna-se um cidadão ativo em sociedade.

    ResponderExcluir
  3. Quem convive no meio educacional sabe que esses indíces 'altos' não passam de meros dados, pois por mais a educação de Parintins tenha 'evoluído', ainda existe aluno de 3º ano do Ens. Médio que não sabe se quer ler . Uma verdadeira 'tragédia ambulante' .
    É preciso parar de ficar fazendo festinha de oba-oba e botar a MÃO NA MASSA FILHÃO ! #falo mermo

    ResponderExcluir
  4. Na minha opiniao, deveriam dar mais atencao pra qualidade' dos professores de ens. Medio, principalmente. Estudo no bosco, e la, desd que comecaram a aceitar apenas concursados, comecou uma catastrofe. Entrou um professor pior que o outro. Todos muito novos, q haviam acabado de sair da universidade.. Mto conhecimento, mas nenhuma habilidade de ENSINAR. O que eh mais importante. consequentemente, por essas e outras coisas , a educacao em.parintins acaba ficando do jeito que estaa hj..

    ResponderExcluir