quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Crime Organizado


A edição de 16 de agosto do Plantão Popular traz uma notícia aterrorizadora sobre um fato que ninguém esperava que pudesse chegar a Parintins.
Estampada como notícia principal do periódico, aparece a seguinte manchete: “Telo faz carreata pra ficar no comando vermelho”. Logo abaixo como subtítulo, também conhecida no jornalismo como linha de apoio ou linha fina, está escrito: “Gestão de Telo foi mostrada aos sócios através de vídeo no Ilha Verde”.
Para quem não sabe o Comando Vermelho é o nome de uma organização criminosa brasileira que foi criada em 1979 na prisão Cândido Mendes, na Ilha Grande, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, como um conjunto de presos comuns e presos políticos membros da Falange Vermelha, dentre eles há nomes conhecidos como Fernandinho Beira-mar e Elias Maluco.
Enfim, com a brincadeira no título da matéria, poderia ter se criado uma confusão enorme, e inclusive processo, caso o candidato do Garantido se sentisse prejudicado. Tudo isso por um descuido na hora de apurar as informações e mais ainda, do não conhecimento de algo que faz parte da história recente do Brasil. Não estamos falando de algo distante, mas de algo próximo, um erro que não deveria ter ocorrido.
Para concertar o equívoco, apenas uma palavra de duas letras resolveria, ficando assim a manchete: “Telo faz carreata pra ficar no comando do vermelho”. Simples e prático, sem causar nenhuma confusão.
Para quem não acredita que esse simples erro poderia causar uma grande confusão, procurem assuntos sobre a credibilidade da mídia, em especial o caso da Guerra dosMundos, e observem como a informação jornalística tem poder.

4 comentários:

  1. Eu tinha lido esta matéria e tinha entendido isso.. Que O Telo era amigo do Fernandinho Beira-mar hahahahaha.... Muito bom mesmo

    ResponderExcluir
  2. na vedades o cv foi iniciado com os presoso policos... que são gente muito famosos da nossa politica de hoje e musicos... e passando para os presos comuns da época até o dia de hoje

    ResponderExcluir
  3. isso é verdade pesquise pela ´´falange vermelha´´

    ResponderExcluir
  4. 'A edição de 16 de agosto do Plantão Popular traz uma notícia aterrorizadora sobre um fato que ninguém esperava que pudesse chegar a Parintins'. Foi a introdução ! rs ' gostei ;)

    ResponderExcluir