A edição do dia 9 de agosto de 2011, do jornal Plantão Popular, mostra um problema muito presente na mídia parintinense: a falta de aprofundamento das abordagens feitas nas matérias. Percebe-se isso em todos os textos do suplemento extra que o jornal trouxe, pois eles se baseiam muito em constatações, deixando a documentação da apuração de lado.
A superficialidade fica evidente no texto “Legisladores que não Legislam?”. Nota-se que o foco principal é mostrar: quem faz, e quem não faz projeto ou requerimentos. Portanto, a matéria (que reporta um tema pertinente) fica enfadonha, pois não se evidencia outros trabalhos feitos pelos vereadores, fazendo com que se crie uma imagem de que eles não fazem nada em favor do povo.
Além de querer separar o joio do trigo, a matéria esquece de aprofundar a discussão sobre o sistema político, visto que é mais evidenciado o trabalho feito pelos legisladores, do que a explicação à população de como funciona toda essa estrutura que existe na política brasileira.
Outros problemas são encontrados nessa edição. As matérias não são assinadas, gerando certa desconfiança do leitor, pois o mesmo pode deduzir que esses textos podem ter sidos retirados da internet. Além disso, percebe-se que as imagens foram retiradas da rede e não recebem crédito.
Apesar de todos os reveses, o texto tem algo a ser louvado: a criação de um olhar crítico dos leitores quando o assunto é política. Isso mostra que o veículo, além de informar, busca incutir no seu público um debate sobre a política, visto que o suplemento torna esse assunto um tema digno de reflexão.
Daniel Sicsú
Nenhum comentário:
Postar um comentário