quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Ensaio de boas-vindas!



Entra em circulação no município de Parintins mais um jornal impresso, chamado Parintins em Foco, com produção quinzenal e vendido por um preço acessível e diferenciado dos demais jornais da categoria.
Mas fazendo uma análise geral da produção jornalística do novo jornal, há pontos que chamam atenção do leitor, como é o caso do editorial da 1º edição e também os procedimentos que foram utilizados em algumas notícias.
Em relação ao editorial, o que mais chama atenção é a palavra juramento no trecho “Mas o que é a verdade? Os veículos e profissionais da comunicação cumprem esse juramento e compromisso?”. Quando se vê esse enunciado, relembra o juramento que o profissional de jornalismo faz no dia em que se forma, mas no modo como está posto mais parece uma jura sobre a bíblia e que se não for cumprida torna-se um ato pecaminoso. Eis a dúvida: será este mais um jornal cristão?
Além disso, o jornal ainda cita em seu editorial que ficará próximo da realidade e necessidades do povo. Agora, só resta esperar as próximas edições e verificar este juramento e compromisso, como o próprio jornal achou conveniente esta colocação.
Seguindo a análise, há ainda no corpus do jornal duas notícias que apresentam títulos entre aspas, em que neste caso significa a fala de alguém. A primeira notícia é “Câmara conhece a realidade da saúde” e a segunda “Faltou documento da empreiteira”, mas o que acontece é que durante toda a narrativa do texto da primeira notícia não é possível identificar de quem é a citação exposta no título. E outra, o título que está entre aspas, no mínimo, deveria estar identificando quem pronunciou esta fala.
Ainda na primeira notícia, aparece uma imagem que mostra o presidente da Câmara Municipal de Parintins (CMP), Juscelino Melo Manso, na qual está perceptível que a fotografia foi manipulada, ou seja, na imagem aparece ao lado de Juscelino o promotor André Seffair e outro indivíduo, mas para dar destaque somente a Juscelino, o jornal descoloriu os demais componentes da foto, dando destaque de cor somente ao presidente da CMP. Esta atitude foge às normas da prática jornalística, pois o jornal poderia ter identificado Juscelino na foto ou até mesmo ter tirado uma fotografia somente dele, já que a notícia são somente relatos de Manso sobre as condições precárias da saúde no Hospital Jofre Cohen.



Hanne Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário