segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A difícil pauta da segurança em Parintins



Na edição do dia 14 de agosto de 2011, o Jornal Repórter Parintins publicou uma reportagem intitulada “Caos na segurança pública”, tendo logo abaixo um subtítulo “Proteção: agora é cada um por si”. É o segundo que vem ser o motivo de nossa análise.
A notícia começa informando sobre a oferta do comércio local de produtos de segurança e do alto índice de venda de tais produtos nos últimos anos. Além disso, ressalta que não é qualquer um que pode usufruir de tal “proteção”, pois esses produtos têm um custo muito alto.
No quarto parágrafo entra a fala do professor da UFAM Gerson Albuquerque, que aponta para a questão da educação de qualidade, inclusão social, geração de emprego, ressaltando que esses setores seriam uma alternativa para diminuir a violência e a criminalidade.
 Percebe-se que a noticia tomou outro rumo, começa falando do aumento na compra de produtos de segurança e termina falando da educação. Evidente que os assuntos estão relacionados, mas, de alguma forma, poderiam ter maior credibilidade se estivessem sido tratados separadamente. O repórter poderia ter aprofundado um pouco mais na questão da tentativa de diminuir a violência em Parintins por meio de um planejamento que privilegiasse a prevenção ao invés da repressão, como cita o professor. Só esse tema já daria assunto suficiente para mais entrevistas e dados, o que ajudaria na reflexão do professor.
Houve o uso de apenas duas fontes sendo que a fala da segunda ocupou consideravelmente os três últimos parágrafos. Vale ressaltar que ao lado da noticia aparece a foto do delegado, que não foi citado em nenhum momento na noticia.
O jornal deveria atentar um pouco mais para tais falhas, e abordar um assunto como esse de extrema importância, que é segurança pública, de forma mais aprofundada, buscando ouvir outras fontes, abrindo espaço para outros pontos de vista, chegando assim a uma cobertura bem elaborada.

Tuanny Dutra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário