quarta-feira, 13 de abril de 2011

Satisfação de egos

            O uso das mídias para auto-promoção e propaganda política inadequada é algo muito comum não só na mídia parintinense, mas em toda a mídia brasileira. Contudo, esse hábito é um obstáculo para o jornalismo comprometido com as demandas sociais. Nota-se essa prática na edição do dia 1º de abril do jornal a Folha do Povo, que enaltece os três anos de existência do veículo. Além de enaltecer o aniversário do periódico, busca-se exaltar a figura do “todo poderoso” do A Folha do Povo, o senhor Alan Gomes.
            A exaltação de Alan Gomes ocorre por meio de uma entrevista feita com ele. Percebe-se então que a celebração de Gomes tem ligação com as eleições que ocorrerão no Boi Garantido, visto que na edição do dia 26 de fevereiro ele próprio deixou bem claro que será candidato a presidência do bumbá nas próximas eleições.
            Além do “singelo” afago dado ao diretor do periódico, buscou-se também promover novamente propaganda política. Notou-se isso pelo fato de que seis páginas do impresso foram dedicadas a elogiar ações de políticos de Parintins e Barrerinha. Prefeitura de Parintins, prefeitura de Barreirinha, Câmara Municipal de Parintins e o deputado estadual Tony Medeiros tiveram uma página dedicada a divulgação de suas ações e promessas.
            Nota-se que o “puxa-saquismo” está ganhando cada dia mais força. Isso porque até o diretor do jornal, que deveria utilizar-se do veículo para informar a população sobre os acontecimentos de Parintins e cidades próximas, está aproveitando do periódico para ganhar mais força politicamente. Fica entre nós uma dúvida: será que a independência, tanto pregada pelo jornal, ainda está vigorando?

Daniel Sicsú

4 comentários:

  1. pô mano ta legal mas eu quero ver quando for vs!kra d DANIEl

    ResponderExcluir
  2. tu nao vai pirar por kausa dsse comentario!naum estressa q tu é um otimo jornalista(futuramente)

    ResponderExcluir
  3. São válidos quaisquer comentários, mas algo mais direto e construtivo para o intuito aqui presentes seria melhor. No mais concordo com a dica, quando formos jornalistas, devemos lembrar desse fato e desse ensaio, para não fazer o mesmo.

    ResponderExcluir