quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Ah! É novela...

Verdade ou ficção? Novela da vida real? 
As manchetes dos jornais são usadas para atrair a atenção do leitor. O jornal Dez Minutos costuma publicar em todas as suas edições chamadas de cenas de novelas, o que dificulta o entendimento do leitor. Alguns exemplos são “Léo tenta matar Pedro”, “Alberto beija Sarita e Fica Preso”... Afinal, quem são essas pessoas citadas?
É certo que na parte inferior da página está escrita a editoria “CANAL”, no entanto, esse termo não indica muita coisa do que será abordado. Logo abaixo, uma pequena matéria com fundo em rosa e azul fornece informações sobre novela, reality show, etc. Na sequência vem um chapéu com uma fonte muito pequena, geralmente com o nome da novela “Fina Estampa”, “Aquele Beijo”, entre outras. Em seguida uma chamada com tamanho da fonte consideravelmente “grande”, atraindo o olhar para o texto, pois, “O tamanho do corpo da letra relaciona-se com a altura da voz, que, por sua vez, representa um tipo de valorização da notícia”(HERNANDES, 2006, p.210).
A principal dificuldade desse tipo de publicação, é que os leitores que não são adeptos ou acompanham as novelas ficam “perdidos” quando se deparam com tais informações. Então, a dica é que o jornal Dez Minutos apresente um contraste maior do estilo das noticias relacionadas à ficção, deixando claro já à primeira vista do que se tratam as matérias publicadas. Isso impediria que o leitor desavisado confundisse a ficção das novelas com fatos verídicos apresentado nas notícias.

Tuanny Dutra

Um comentário:

  1. E não são simplesmente noticiadas, elas tem todos os elementos de uma notícia comum, chapéu, linha de apoio e talz.

    ResponderExcluir