terça-feira, 22 de novembro de 2011

O lixo de Parintins com toques alemães



O Jornal Novo Horizonte trouxe em sua edição da semana de 5 a 11 de novembro uma matéria intitulada: “Lixo e esgoto sanitário terão tratamento especial”. A matéria trata sobre as melhorias que Parintins receberá relacionadas ao sistema de esgoto e de coleta do lixo. O município só recebeu esse prêmio porque está entre as 300 cidades mais dinâmicas do mundo. Relata também sobre a ida do prefeito à Alemanha para discutir ações voltadas para o meio ambiente e afirma que o projeto que será implantado em Parintins é similar ao desenvolvido na Alemanha.
Ultimamente, a maioria dos jornais da cidade vem trazendo a informação que Parintins é uma das cidades mais dinâmicas do mundo, cabe relatar que em nenhum deles vem explicando o porquê dessa nomenclatura. Os jornalistas deveriam apurar e apontar fatores que fizeram Parintins receber essa nomeação para que isso fique claro para os leitores, não restando dúvidas sobre o assunto.
Outro ponto importante é o esclarecimento de como é feito o tratamento do lixo na Alemanha, se o projeto que contempla Parintins é igual ao deles, não seria importante colocar na matéria como é feito na Alemanha? Creio que os leitores do NH não saibam como funciona o processo de tratamento do lixo alemão.
Cabe ressaltar, que o autor usou apenas uma fonte, que foi o prefeito falando sobre o projeto que virá para a cidade. Seria fundamental a consulta de outras fontes, com o intuito de esclarecer para os seus leitores outras dimensões do fato.
A população de Parintins espera há anos que se resolva o problema do lixo e do esgoto. É um tema de grande relevância e que deveria ser discutido e pautado de maneira mais esclarecedora. E a matéria é finalizada com uma fala oficial que diz: “Esse sistema é feito com sucesso na Alemanha e creio que dará certo também em Parintins”. Parintins e Alemanha agora são iguais? Não se ponderou aqui a ideia de que são contextos totalmente diferentes? Uma discussão maior poderia ter sido feita, apontar como funciona a coleta lá e contrapor com a nossa realidade.
A matéria transformou a miséria e o descaso em LUXO! Converteu em espetáculo o problema dos parintinenses, pelo simples motivo do lixo da Ilha de Parintins ganhar reforma vinda diretamente e especialmente da ALEMANHA! Quero enfatizar ainda, que toda essa reforma que será feita só acontecerá porque a cidade é DINÂMICA! Falta explicar e debater mais profundamente esses conceitos, caso o objetivo do jornal seja uma cobertura jornalística mais séria.

Lacrima

5 comentários:

  1. Temos que ver se esse sistema alemão vai realmente resolver o problema da cidade. Será que dá pra adaptar para a nossa realidade que é bem diferente da deles na Alemanha. será que não é mais uma maneira de lavar dinheiro como estão fazendo com as ruas do bairro Paulo Correa? E esse negócio existe mesmo ou vai ser como aquele telecentro ou o restaurante popular que nunca funcionou?

    ResponderExcluir
  2. Uma das primeiras coisas que percebi ao chegar em Parintins foi o esgoto passando pelos cantos das ruas. O cheiro nada agradável e o fato de veículos passarem e espirrarem líquido nas pessoas que estào por perto só aumenta a repugnância. Se for para o povo "exaltar" a prefeitura porque esta trará um tratamento da Alemanha, saibam que há pessoas que sabem ver além de uma simples promessa. Como cita a análise, são contextos/realidades diferentes!

    ResponderExcluir
  3. Tudo por que é uma cidade DINÂMICA Kkkkkkkkk, fiquei foi mais curioso, que troço é esse. E o Lacrima poderia logo responder, assim eles passariam por aqui e anexariam a irformação ao Jornal. Cidade Dinâmica srsr, dinâmica na minha área é brincadeira pra relaxar, socializar, integrar, quebrar o gelo, aquecer....

    ResponderExcluir