sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Da falta de apuração ao telefone sem fio



Na edição de 4 de Novembro, o jornal Plantão Popular trouxe uma notícia intitulada “Hospital oferece Transplante”. Nessa matéria há três graves problemas jornalísticos e outro problema de maior gravidade, uma questão social que por outras faltas de atenção já causou problemas.
A notícia trata de um suposto e-mail que a redação do Plantão Popular recebeu do médico Eduardo Bezerra, falando sobre um hospital de Sorocaba, interior de São Paulo, que faz transplante de córneas, mas que por falta de procura e pacientes, tem jogado algumas fora.

Os problemas
FONTE FALSA - A notícia é apresentada como se o médico Eduardo Bezerra tivesse enviado o e-mail para o jornal, quando na verdade ele tem sido enviado por uma corrente, da qual o mais antigo sondado é do mês de maio de 2007. Esse médico NÃO é do Hospital de Sorocaba, apenas enviou a mensagem pela internet. Três citações são postas no jornal, como sendo desse médico, porém o e-mail original circulou apenas na rede interna de uma empresa e só depois vazou. A segunda citação diz ainda que se o e-mail for repassado de mão em mão, poderá chegar a alguém que necessita. Uma falsa informação, pois esse médico não tinha essa intenção.
FALTA DE APURAÇÃO DOS DADOS – Para Luiz Costa Pereira Jr (2006), “A disciplina de verificação é um suporte para a edição, que melhor se realiza quanto mais planejado for o processo de produção da noticia” (p. 92). Bastou-me uma pequena pesquisa na internet para descobrir sobre esse problema, o que deveria ser rotina para qualquer informação que será passada ao público, ainda mais se tratando de algo que veio pela internet.
Tanto foi mal apurada a notícia que o número para contato com o hospital é repetido 25 vezes em duas colunas. Para quem vê rápido, pensa que são vários números para contato. Isso prova que foi usada uma antiga técnica de produção textual, o famoso “Ctrl + C” “Ctrl + V”, sem nem observar o que estava colocando.
FALTA DA FONTE DA NOTÍCIA – No mais, a notícia aparece como se tivesse sido produzida pelo próprio jornal e até aqui já da para sabermos que ela veio por e-mail e talvez nem tenha sido lida. Assim, faltou a fonte da origem da informação.
O PROBLEMA SOCIAL – Esse tipo de informação quando repercutida causa problemas e inclusive esperanças às pessoas afetadas por ela e principalmente ao Hospital relatado na notícia. Já discutimos antes aqui sobre a incrível credibilidade dada à mídia.
Para mais informações sobre o caso, esses dois sites relatam esse caso que vem sendo mal interpretado ou erroneamente passado a mais de 3 anos e traz ainda uma nota de correção à esse mal entendido.

Aqui, a matéria original da qual o ensaio foi feito:

REFERÊNCIAS
PEREIRA JUNIOR, Luiz Costa. Métodos de investigação na imprensa. Petrópolis, RJ. VOZES, 2006.

PÁGINAS DA WEB:

Helder Mourão

Nenhum comentário:

Postar um comentário