Monumento criado pelo artista Dan Cohen em homenagem aos 19 sem-terras assassinados em Carajás |
No dia 16 de abril de
2012 foi marcada no Brasil a Campanha “Abril Vermelho” que se trata de uma manifestação
de integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) em que
reivindicam rapidez no processo de reforma agrária.
O jornal Dez Minutos publicou uma
noticia no dia 17 de abril intitulada “MST invade ministério”. Na manchete
pode-se observar que o verbo “invadir” é colocado de forma negativa. No
decorrer das informações o fato é direcionado para a ocupação do prédio do
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Brasília citando a “jornada de
luta” que se refere a “Campanha do Abril Vermelho”. A matéria em nenhum momento
cita o que realmente significa a Campanha para o movimento, que recorda a
chacina de Eldorado do Carajás (PA). O fato aconteceu no dia 17 de abril de 1996
e resultou no assassinato de 19 lutadores do MST pela Polícia.
O jornal Dez Minutos ignorou o
massacre em Carajás direcionando o foco para a suposta “invasão” do MST, ou
seja, deu um enquadramento desmerecedor à informação, excluindo informações que
poderiam engrandecer a matéria, pois muitas pessoas não sabem o que significa a
“Campanha do Abril Vermelho”. De acordo com Porto (apud ROTHBERG, 2007) os enquadramentos são “marcos interpretativos
mais gerais construídos socialmente que permitem as pessoas fazer sentido dos
eventos e das situações sociais”.
Além de não esclarecer do que se trata a Campanha, na matéria
só foi ouvida uma única fonte, o José Damasceno (da coordenação nacional do
movimento) que relata o inicio da manifestação e a questão da reforma agrária.
A notícia encerra informando que haverá outras ocupações ao longo da semana, sendo
que há uma previsão para ocupações em todo país até o próximo dia 30.
Contudo, no momento em que a matéria não explica o que é a
“Campanha do Abril Vermelho” o leitor fica sem entender a real situação que
levou as manifestações do MST em todo País. A má abordagem jornalística resulta
na falta de credibilidade do veículo, pois um dos compromissos do jornalista é
ser leal aos cidadãos, além de manter as notícias compreensíveis e equilibradas
(PENA, 2008).
Tuanny
Dutra
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