quinta-feira, 26 de abril de 2012

DESAFIO LACRIMA: ÁGUA PARA QUEM?

De qualquer forma, pagamos a água duas vezes!

Como o objetivo do observatório é propor mudanças e dar sugestões para a mídia amazonense, vamos agora sugerir pautas completas para notícias e reportagens. Essas pautas levam em conta a informação com interesse para o povo. Além de informá-lo sobre o fato, será proposta uma visão sobre os interesses que envolvem o leitor, maior afetado pelo que ocorre na cidade e o interessado pela informação de qualidade no jornal.
Trata-se não apenas de uma sugestão, mas de um desafio para os jornais de Parintins, que terão metade de seu trabalho feito por nós.
Há uma série de fontes para que o jornalista escolha quais usar, fica a seu critério, isso aqui é uma espécie de desafio e uma sugestão. Por isso gostaríamos de ver informações, sobre esse tema, nos jornais. Se a mídia de Parintins entende, como todos nós, que esse assunto é importante e o público deve ouvir vários lados e outras experiências, que os jornais ofereçam o espaço que merece, sugerimos, pois, uma reportagem ampla sobre o assunto.

PROPOSTA DE ENQUADRAMENTO
O enquadramento da matéria jornalística é o direcionamento dado ao fato. Um professor e pesquisador do enquadramento jornalístico, Danilo Rothberg, diz que:
“Na prática jornalística, um enquadramento é construído através de procedimentos como seleção, exclusão ou ênfase de determinados aspectos e informações, de forma a compor perspectivas gerais através das quais os acontecimentos e situações do dia são dados a conhecer. Trata-se de uma idéia central que organiza a realidade dentro de determinados eixos de apreciação e entendimento... (2007, p.3)”.
É comum nos jornais de Parintins um enquadramento que direciona a notícia ao bem dos políticos e do poder público. Aqui buscamos propor um enquadramento que priorize a população e seus direitos.
Para isso sugerimos as fontes para que se possa ter uma noção do que realmente envolve uma questão de privatização da água. Na França, por exemplo, onde surgiram às primeiras experiências de concessão do sistema de distribuição de água, o governo está reestatizando os serviços. Os principais motivos foram que a qualidade do serviço e da água caíram, os preços subiram exorbitantemente e o serviço não foi universalizado.
Não precisamos ir longe, trazemos abaixo como fonte um relatório denominado “Livro sobre os impactos da privatização da água em Manaus”, temos uma boa e próxima experiência.
Água é direito social garantido por lei, ela não pode ser cortada por falta de pagamento o que faz inútil a proposta posta a Parintins. Diferente de outros serviços, a água é necessária para a vida.
Se o SAAE não está conseguindo manter as contas e está tendo problemas com a inadimplência, privatizar não resolve. Primeiro porque não se trata de uma empresa privada, logo ele não deve lucrar. Segundo, se trata de um investimento, uma política pública do município, que precisa ter em seu orçamento os gastos para a água, orçamento proveniente de impostos. Nós pagamos a água duas vezes, com impostos e com a conta. Se nossa conta for paga para uma empresa, o dinheiro que iria para o município, e retornaria em forma de políticas, agora ficará em mãos privadas, sem retorno, outra perda notória.

PROPOSTA DE FONTES
O poder público deve explicar seus motivos, por isso é necessário ouvir esses representantes, principalmente os vereadores. De antemão sugerimos essas perguntas:
1.         Se há um problema de inadimplência, como a privatização do serviço pode ajudar, já que por lei a água não pode ser cortada por falta de pagamento?
2.         Pagamos impostos e a conta de água, significa que pagamos a água duas vezes?

O povo é o maior interessado, por isso é necessário ouvir as associações e presidentes de bairros, bem como outras organizações civis. Ouvir as universidades também é fundamental, já que se trata do investimento intelectual da sociedade.

OUTRAS FONTES SÃO:
O geógrafo Juscelino Bezerra tem estudos sobre o assunto e já ministrou palestras sobre a temática da privatização da água. Ele se dispôs a responder perguntas por e-mail. Abaixo vai uma conversa na qual ele se dispõe a responder as questões e junto seu endereço eletrônico.

Livro sobre os impactos da privatização da água em Manaus

No Brasil, a legislação do setor hídrico tem seu marco histórico no Código de Águas, Decreto 24.643/34, que teve diversos dispositivos derrogados pela Constituição Federal de 1988, bem como pela Lei 9.433/97, Lei dos Recursos Hídricos.
A água como recurso limitado e dotado de valor econômico (artigo 1º, II Lei 9.433/97).

Artigo 1º, V Lei 9.433/97.
A gestão é tanto do poder Público, dos usuários (com ou sem outorga) e das comunidades inseridas na unidade. É o princípio participativo justamente o adequado para a visão da água como um bem coletivo da esfera social. O que pode ser resolvido pelos regantes na bacia hidrográfica não deve ser levado às esferas de decisão superior. O que significa que a decisão sobre cortes e não-fornecimento de água fica à critério desses citados acima, pois:

A essencialidade do serviço de fornecimento de água é de longa data proclamada pelo TJRS, como demonstram os julgados que cito exemplificativamente: AI 70010308286, Rel. Des. Rejane Maria de Castro Bins ‘sendo a água bem essencialíssimo para a sobrevivência humana, inviável permitir que a empresa estatal, concessionária desse serviço e organizada para cumprir o papel do Estado, a quem cabe prover aos serviços essenciais, possa cortar o abastecimento por conta do inadimplemento, julgado em 17-02-2005.

Há uma grande discussão e movimento de estatização da água no mundo, principalmente dos países que a privatizaram e descobriram que não é a melhor opção:

MAIS DE 25 MILHÕES DE ITALIANOS VOTARAM PELA ÁGUA PÚBLICA

MOÇÃO: NÃO À PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA - Lisboa, 22 de Outubro de 2011

PRIVATIZAÇÃO DA ÁGUA NA AMÉRICA LATINA

CONCESSÕES PRIVADAS DE SANEAMENTO NO BRASIL: BOM NEGÓCIO PARA QUEM?

SITE: ONG ÁGUA PARA O BRASIL

ATÉ A IGREJA CATÓLICA É CONTRA!
 Helder Ronan

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