segunda-feira, 23 de abril de 2012

Única fonte, único olhar



            Não utilizar mais de uma fonte em uma matéria faz com que se evidencie apenas um ponto de vista acerca de um assunto. Isso é notado em uma matéria publicada no dia 25 de março pelo jornal Repórter Parintins.  Tendo como chamada “Professor enganava até a Diocese de Parintins”, a matéria serve como um espaço para que o bispo de Parintins, Dom Giuliano Frigeni, mostre sua opinião sobre a polêmica gerada a partir da acusação de falsificação de documentos feita pelo professor Valdson Soares.
            O texto inicia-se já de uma forma que dá a entender que o professor será atacado durante todo o seu decorrer, pois, de primeira, coloca-se uma fala da autoridade religiosa afirmando que ele sempre foi problemático. O ataque fica mais evidente no terceiro parágrafo, no qual o sacerdote afirma que o professor é esquizofrênico, e precisa ser tratado com um psiquiatra. 
            A depreciação da imagem do docente chega ao seu ápice no quinto parágrafo, no qual o mesmo começa com a fala do bispo desmentindo o fato de os estudos de Valdson serem fomentados pela Igreja. Depois disso, reinicia-se a ofensiva contra o professor, tendo em vista que, segundo o bispo, o estado de tormento do educador é avançado, o que demonstra claramente o objetivo da matéria em criminalizá-lo.
            No final, a notícia ganha um caráter mais tênue, em vista que há a explicação de que o jornal procurou manter contato com o professor, sendo que não foi possível pelo fato de o educador não atender os telefonemas do impresso. Além disso, mostra-se o apoio de ex-alunos e amigos na rede social Facebook.
            Com a utilização de uma única fonte, a matéria parece ter sido usada como um espaço destinada a Dom Giuliano “tacar o terror” sobre o assunto. Não tendo conseguido manter contato com o professor, o jornal deveria procurar e entrevistar amigos, familiares e ex-alunos para saber a opinião deles sobre o caso. Várias visões sobre o ocorrido fariam com que a matéria se tornasse mais rica em informações.

Daniel Sicsú


Nenhum comentário:

Postar um comentário