domingo, 8 de abril de 2012

A TV Alvorada e a Páscoa




Na edição desse dia 30, do Jornal da TV Alvorada, apareceram duas notícias que merecem destaque pela posição que os jornalistas tomaram ao fazerem seu trabalho.
A primeira tratou de uma missa em função da proximidade da páscoa e a renovação dos votos eclesiásticos e do batismo dos católicos. O que deve ser notado é que a notícia durou cerca de cinco minutos, dos quais três deles foram usados para mostrar uma parte da missa.
Sem querer descaracterizar a importância da missa para fieis católicos, vale lembrar que para Pierre Ganz, escritor de A Reportagem em Rádio e Televisão, Jaime García, escritor de Realización de los Géneros Televisivos e Jean-Jacques que escreveu Jornalismo Televisivo, o tempo de uma reportagem de noticiários deve variar entre os dois e dois minutos e meio.
Para esses autores, esse tempo tem que ser curto para que o telespectador consiga absorver a ideia principal da notícia sem se perder na torrente de conteúdos. Reforço que não é objetivo descartar a importância da missa para os fieis católicos, mas o jornalismo tem o papel de informar e também opinar, quando for o caso.
A outra notícia tratou da programação especial de páscoa. O interessante é que o repórter disse: “convidamos todos para a programação da Igreja sobre a páscoa”. Nesse momento o jornalista mostrou que não fez a notícia como repórter, mas sim como integrante da comunidade católica.
O que as duas notícias nos mostraram é que o Sistema Alvorada e seus integrantes estão mais preocupados com a missa e a evangelização do que com o jornalismo, um serviço público, principalmente de rádio e TV que dispõe de concessões públicas para funcionar. Os repórteres se colocam no papel de parte do próprio conteúdo, afastando-os do seu papel e inserindo, em um ambiente público, suas escolhas privadas.

Helder Mourão

Referências:
GANZ, Pierre - A Reportagem em Rádio e Televisão. 1ª ed., Lisboa, Editorial Inquérito, s.d.
GARCÍA, Jaime Barroso, Realización de los Géneros Televisivos, 1ª ed., Madrid, Editorial Síntesis, 1996.
JESPERS, Jean-Jacques - Jornalismo Televisivo. 1ª ed., Coimbra, Minerva, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário