sexta-feira, 20 de abril de 2012

Foto sem nexo



A edição nº 45 do jornal Plantão Popular de 3 de abril de 2012 traz a seguinte matéria em destaque:  “Sai edital do concurso da prefeitura”. Porém, a foto da capa não condiz com o conteúdo exposto, o que dificulta a compreensão da imagem. O que dá a entender com isso é que o editor não escolheu a foto adequada, e foi infeliz em sua escolha. É fundamental rever as matérias antes de publicá-las, pois falta de precisão pode confundir os leitores. O que tem a ver o concurso público com agentes de saúde observando um terreno com possíveis focos de dengue?  Embora portadora de sentido, a fundamental importância na capa é o concurso publico em si. O conteúdo e a foto da capa deveriam ter uma ligação, mas isso não ocorre nessa noticia.  
 O jornal informa sobre o concurso público da prefeitura, trazendo informações sobre como será realizado o processo seletivo e o preenchimento das vagas (2.255) para os vários níveis de formação, desde o nível superior ao nível fundamental incompleto. A previsão da realização das provas, a parceria com o CETAM (Centro de Educação Tecnológica do amazonas) e o que deve ser feito antes da inscrição.
Tirando o erro da capa, seus autores exploram bem o assunto. As fontes escolhidas, contudo, são na maioria das vezes as mesmas: o poder público municipal, o vice prefeito e o prefeito. Messias Cursino aparece em quase toda matéria, por seu ato de assinar o edital. Ele expressa sua opinião e fala da previsão da realização das provas para o mês de junho. O prefeito Bi Garcia, que não se encontrava em Parintins, também fala sobre o assunto e promete mais vagas além das anunciadas. A corrida eleitoral já começou em Parintins e as fontes oficiais ganham proeminência questionável.


Tyago Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário