sexta-feira, 13 de abril de 2012

Vamos investigar?



            A edição do dia primeiro de Abril do Jornal Repórter Parintins trouxe uma pequena matéria intitulada: “Mentira não é crime”, a matéria fala sobre o caso Valdson de Souza Soares (professor da UEA que está sendo investigado por falsificar sua títulação acadêmica).
Esta notícia traz um título opinativo, e sabe-se que na tradição jornalística os títulos devem ser informativos, para que o leitor tenha a partir dele uma noção sobre o que a matéria estará dizendo. Sousa (2001, p.201) afirma: Um bom título acrescenta valor a uma peça jornalística. (...) os títulos devem ser informativos, sintetizando o núcleo duro da informação numa frase curta, forte e sedutora (...). Devem ser claros, concisos, precisos, atuais e verídicos. Lendo-se títulos assim redigidos, torna-se possível, de imediato, apreender a informação mais relevante que um jornal oferece”. 
Mais uma falha identificada ao longo da notícia é que o autor colocou um subtítulo chamado: Caso Cesbam – falando sobre o fechamento da instituição feito pelo MEC. Esse caso é conhecido no município parintinense, mas não coube citá-lo dentro deste texto porque não teve justificativa, não teve gancho com a matéria. É como se o autor estivesse falando de duas coisas diferentes. Em uma parte fala do caso Valdson e na outra do caso Cesbam, são fatos que não se conectam.
Outra observação importante é que o jornalista colocou na matéria o seguinte trecho: “Valdson lecionava na instituição desde 2006, dois anos antes de prestar o concurso para professor, em 2008. Em 2006, o diretor era o Pe. Francisco Dinelly, velho conhecido de Valdson da época de seminário”. Mais do que as palavras literais, o autor do texto nos deu elementos para que surgisse uma espécie de curiosidade por parte do leitor, mas acredito que o mais importante desta matéria é esse trecho, porque ele infere algo que deve ser investigado, não só por parte do jornalista, mas por parte das autoridades envolvidas neste caso. É esse fragmento do texto que trouxe o valor-notícia, esta é a novidade do acontecimento.

Sugestão: A equipe LACRIMA sugere a todos os jornalistas do Jornal Repórter Parintins, ou de qualquer outro jornal do município, que investiguem esta informação e que tragam para nós, leitores, novidades e respostas para esse caso. Se há de fato, algo intrínseco nesta notícia, que tragam a tona.

Yasmin Cardoso

Referências:
SOUSA, Jorge Pedro. Elementos do Jornalismo Impresso. Porto: Universidade Fernando Pessoa, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário