quarta-feira, 2 de março de 2011

A Cabanagem

O jornal Plantão Popular resolveu inovar em suas edições com textos opinativos da seção “O outro olhar”. Destacamos o ensaio “Filhos da Cabanagem”, de Natividade Barbosa, publicada na edição do dia 21 de fevereiro.
 O texto ressalta o acontecimento histórico da CABANAGEM, além do preconceito sofrido por paraenses que residem no Amazonas. O texto lembra “Será que desconhecemos que antes Pará e Amazonas eram uma só província: a Província do Grão-Pará?”.
 O movimento da CABANAGEM, narra a revolta contra a exploração do trabalho na extração de produtos da floresta. E relembra que social e economicamente continuamos CABANOS. “Houve apenas uma divisão geográfica: cabanos do Pará e cabanos do Amazonas”.
Barbosa registra que a Província dos grãos continua nos dias atuais “grãos de migalhas que caem do governo para nossa região”.  Além disso, ainda há injustiças sociais e o preconceito entre cabanos. Natividade Barbosa encerra dizendo que “apesar de toda nossa riqueza, continuamos CABANOS. Cabanos com MP3 e Facebook”.
            O jornal está de parabéns com essa iniciativa de publicar textos que servem de reflexão para a população, trazendo a tona assuntos que fazem parte da nossa história e que estamos deixando de lado. Devemos nos orgulhar de nossas origens, somos todos amazonenses descendentes de índios, caboclos, e não há nenhum mal nisso! Não é? Vamos refletir, população de Parintins, e acabar com o preconceito que existe contra nossos irmãos paraenses, pois somos todos “Filhos da Cabanagem”.
           
Tuanny Glória Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário