sábado, 19 de março de 2011

Só um lado da questão


O Jornal da Ilha publicou na edição de 14 de março mais uma noticia que faz propaganda explicita do poder público, o que caracteriza assessoria de imprensa. O assessor é aquele responsável por fazer a imagem de uma pessoa, empresa ou produto, de forma que este seja bem visto pelo publico.
Com o titulo “Comissão vai acompanhar caso da lixeira”, a noticia fala um pouco da comissão montada para acompanhar o caso da lixeira, baseada na fala de alguns vereadores, e da audiência publica do dia 25 de fevereiro, realizada com o intuito de debater a questão.
Como já sabemos que a noticia é claramente assessoria, vamos a alguns pontos que demonstram isso com mais clareza. A notícia baseia-se na fala de dois vereadores, Juliano Santana (Petro Velho), PDT e Nelson Campos, PRTB, ambos da base do prefeito, faltando então à opinião e o pronunciamento de alguém da oposição, que por ventura detenha um vereador na comissão montada.
Na boa noticia tem que haver a contradição de opiniões e a tentativa de fazer o leitor pensar sobre o assunto. Tratando-se da Câmara Municipal, qualquer tema é levado à discussão, em que sempre há opiniões contrárias e críticas, normalmente da oposição, mas a matéria citada demonstra enorme calmaria na apresentação do tema, já que as opiniões contrarias foram deixadas de lado. Assim, o texto vira simples propaganda do governo.
Outro erro comum, em jornais que pegam notícias de fora ou de assessores, é a falta de atenção em alguns pontos. Nesse caso especifico é a frase entre parênteses, no final do primeiro parágrafo, onde diz, “Na foto abaixo os técnicos políticos e promotor em visita a lixeira após a audiência”. O grande problema é não existir a foto referida, mas sim outra foto que não tem nada a ver com a frase. Isso só mostra que a notícia veio de outro lugar, e faltou atenção e revisão da matéria.

Helder Ronan de Souza Mourão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário