quinta-feira, 17 de março de 2011

Enfim jornalismo social


A notícia a ser analisada encontra-se no jornal Repórter Parintins, do dia 27 de fevereiro de 2011, na editoria cidade. Ao analisar tal notícia, intitulada “Habitantes das calçadas”, que trata de um assunto de caráter pouco visto nos jornais locais, que são os moradores de rua, percebemos o fato do olhar social debruçado sobre esta. Porém, elencamos algumas criticas construtivas é claro, que deixariam a matéria mais informativa.
            Primeiro, a questão do titulo que ficou um tanto incoerente, pois não se pode haver alguém “habitando” uma calçada, sem contar que, para um titulo se tornar mais impactante recomenda-se a utilização de um verbo, que expresse um ação realizada.
            Outro ponto foi o fato do repórter utilizar o apelido da fonte (o personagem principal da notícia) para retomá-lo, o que também não é recomendável. Em seguida, verifica-se o uso de informações do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a fome, entretanto, os referidos dados mostram-se um pouco ultrapassados, pois data de 2007. Se formos analisar que de 2007 para 2011 há um espaço de 4 anos, o que corresponde a um mandato presidencial, por exemplo, percebemos essa necessidade de números mais recentes.
            O repórter também poderia ter explorado mais o fato mostrado na linha de apoio do titulo, que falava da falta de trato do município com os moradores de rua. O texto poderia questionar ainda mais, por exemplo, a omissão de informações do poder publico sobre o caso.
            Com isso, a noticia ganharia mais, caso esse importantíssimo assunto fosse levantado na matéria. Porém, ainda assim, damos parabéns aos editores e ao repórter por terem se desvinculado das pautas tradicionais dos jornais parintinenses e prestado o devido serviço socializado que esperamos de um jornal.

Felipe Lopes

3 comentários:

  1. O jornal e o repórter estariam realmente de parabéns se a matéria não fosse plágio do trabalho etnográfico realizado por acadêmicos do curso de comunicação social/jornalismo da UFAM, no final de 2010.
    O texto do trabalho foi publicado quase integralmente, não fosse as 3 ou 5 palavras alteradas e outras informações acrescentadas no final da matéria. Até a foto da notícia foi não é de autoria de quem a assinou no jornal.
    A equipe que realizou o trabalho já contactou o jornal para requerer o direito de autoria.
    É lamentável ver a falta de ética profissional e descompromisso com a comunidade parintinense.

    ResponderExcluir
  2. É realmente lamentável saber que um dos primeiros trabalhos de qualidade no jornalismo parintinense é uma cópia.... Acredito que as providencias deve ser logo tomadas para que o jornalismo de Parintins não desacreditado.
    Vale lembrar um recomendação feita em dos tópicos anteriores:"Precisa-se saber muito bem de onde vem o mateial a ser publicado!"

    ResponderExcluir
  3. Nesse link você pode conferir o trabalho acadêmico na íntegra, publicado pela Revista Eletrônica Mutações - Relem.
    http://www.relem.info/index.php/relem/article/view/57/65

    ResponderExcluir