terça-feira, 22 de março de 2011

Ele é “o cara”


            A edição do dia 13 de março de 2011 do jornal “Repórter Parintins” traz algo muito comum na imprensa parintinense: a camaradagem entre os diretores/donos dos veículos com os políticos da cidade. O favorecido pelo periódico é o deputado estadual Tony Medeiros (PSL).
            O texto inicia-se de forma contraditória, pois o título da notícia diz que o deputado “reúne com ministro Lobão”, enquanto no lide (parágrafo que contém as principais informações do texto) mostra-se que a reunião com o ministro é algo que poderá acontecer. Isso mostra que o veículo cria uma expectativa na população de Parintins que pode ir por “água abaixo”, pois foi agendado um acontecimento incerto.
            Outro fator determinante para identificar-se o favorecimento político no texto são as evidentes características de assessoria de imprensa, pois o objetivo maior da matéria não é informar, mas sim exaltar a ação do parlamentar.
            O rótulo dado a Medeiros é o de um herói dos municípios da margem direita do rio Amazonas, visto que é criada no leitor uma esperança de que ele conseguirá resolver a falta de energia elétrica nesses municípios. Além disso, o jornal mostra uma foto do político junto a algumas pessoas, evidenciando a imagem de um parlamentar que gostar de ouvir os anseios do povo.
            Nisso, nota-se que a matéria apresenta um declarado tom de propaganda política, pois utiliza-se apenas de duas fontes (o deputado Tony Medeiros, e uma cidadã de Boa Vista do Ramos). Como a intenção do periódico era a promoção do político, a outra fonte foi deixada “de escanteio”, mostrando que o povo não tem voz e nem vez nos meios de comunicação de Parintins.

Daniel Sicsú

Nenhum comentário:

Postar um comentário