sábado, 19 de março de 2011

Caindo numa furada

A edição de sexta-feira, dia 11 de março, do jornal Plantão Popular, traz na coluna “O outro olhar” o artigo BIG BROTHER BRASIL, fazendo uma severa crítica ao programa, com texto assinado por Luis Fernando Verissimo, escritor e jornalista.
A grande questão que permeia o artigo é que este, bastante difundido como se fosse de Verissimo, na verdade não é. O Jornalista é um cronista de humor e muitas vezes satírico, sempre buscando mostrar reflexões interessantes sobre uma diversidade de temas, dos quais o BBB não se aplica, pois para quem conhece um pouco do trabalho desse escritor, sabe que é um tema que ele leva muito pouco a sério - para merecer uma discussão em suas crônicas.
O editor de um jornal ao escolher o que vai ser publicado na edição, tem uma enorme quantidade de opções de escolha de suas matérias, seus repórteres, ele mesmo, reportagens especiais (matérias mandadas por outras pessoas), a internet e outros tantos.
Ao resolver transmitir algo da internet, precisamos ter muito cuidado com o que vai ser publicado, de onde vem e quem escreveu. Uma pesquisa um pouco mais aprofundada sobre Verissimo mostra vários comentários e discussões sobre o artigo aqui tratado, mostrando inúmeros fundamentos para mostrar que este artigo NÃO é de sua autoria.
A questão, caro leitor é sempre buscar saber quem e porque escreveu a matéria que você esta lendo, o jornal não diz a verdade certa, pronta e acabada. Discorde do que lê, pois informação nunca é demais. E para os editores de jornais, cuidado ao publicar artigos da internet e de nomes conhecidos para não cair numa furada.

Eis uma crônica do Verissimo para ter uma ideia de sua escrita:
Helder Ronan de Souza Mourão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário