domingo, 6 de março de 2011

Interesses ocultos


Favorecimento político na imprensa parintinense é uma constante, porém, no jornal A Folha do Povo isso é algo recorrente. Na edição do dia 26 de fevereiro, nota-se esse problema/erro, pois é salientado o interesse do jornal em promover o diretor do veículo, um possível candidato a prefeito, e o atual prefeito de Barreirinha. Isso faz com que o veículo receba constantes críticas tanto da comunidade universitária, quanto da população parintinense.
O erro mais presente no veículo em relação a assuntos políticos é o fato de fazer com que as notícias sirvam como um espaço para o mandatário do periódico explicitar suas ideologias partidárias. Além disso, o enquadramento dos textos dá um ar de promoção para o assunto, pois tudo que é escrito visa de todas as formas convencer o público leitor a votar na pessoa citada.
O “puxa-saquismo” explicita-se mais ainda quando diz respeito ao diretor do jornal, Alan Gomes. Na coluna “Tiro e Queda”, salienta-se as eleições que ocorreram no Boi Bumbá Garantido. Com isso, promove-se também a pré-candidatura de Alan Gomes à presidência do Bumbá.
Além de fazer propaganda para a candidatura do diretor do jornal à presidência do Boi Bumbá Garantido, o veículo beneficia também, o empresário Fernando Menezes (possível candidato a prefeitura de Parintins). Fez-se uma nota informando que Menezes mudará-se para Parintins brevemente, visto que o mesmo objetiva ficar mais próximo do povo, motivado a ajudar o desenvolvimento da cidade.
A atual administração de Barreirinha tem no A Folha do Povo um “porto seguro”, visto que o mesmo serve como uma extensão de sua assessoria de imprensa. Isso ocorre porque o veículo publica em todas as suas edições, notícias que mostram a realidade da cidade como um conto de fadas, pois tudo que é escrito aponta que na cidade não há problemas, porque o prefeito Mecias Sateré “resolve tudo”.
Por meio desses erros identificados, nota-se que a política da camaradagem se faz presente no periódico. Isso acontece porque ao publicar essas notícias, o “chefão” do jornal ganha favorecimento político e financeiro.

Daniel Sicsú

Nenhum comentário:

Postar um comentário