sábado, 3 de setembro de 2011

A apuração do trânsito na Ilha pode melhorar

Na edição do dia 21 de agosto o jornal Repórter Parintins publicou uma matéria sobre o trânsito em Parintins. A reportagem tinha como título “Municipalização a galope” e como subtítulo “Prazo dado pela prefeitura esgotou há, pelo menos 40 dias, e os acidentes continuam”.  Mas o motivo que justifica nossa análise é o uso de duas imagens pelo jornal.
A primeira é o registro de um acidente que não se sabe onde aconteceu, pois em momento algum é citado no texto.  Já a segunda imagem é um gráfico que teria o objetivo de ajudar o leitor a entender o aumento de acidentes na cidade, no entanto esta serve só para “enfeite”, e a imagem aparece ilegível. Ou seja, o que entraria como informação acaba virando desinformação, pois a foto serve não só para enfeitar, mas também para potencializar a informação.
O texto ganharia mais se o repórter optasse por exemplificar a foto publicada e não se focar apenas no exemplo da vendedora, já que esta não tem nenhum registro. Quanto ao gráfico, uma dica seria ampliar mais a fonte, para que o leitor consiga entender os dados. Uma imagem pode valer mais que mil palavras.
Outro fator que comprometeu o texto é a forma como é abordado o tema, o uso de frases irônicas - “mas é preciso esperar pelo DETRAN-AM que ainda não encontrou tempo para vir a Parintins e cumprir seu papel no acordo” - tendo em vista que a reportagem é do gênero informativo e não opinativo.  Pelas afirmações do texto, o DETRAN é a única solução para o trânsito da ilha. Só que a municipalização vai resolver parte do problema, pois um ponto que deve ser pensado são opções de transporte público para a população. O repórter poderia pesquisar se existem algum projeto ou politicas públicas para resolver a falta de transporte público, que também é um problema que a população sofre há muitos anos, o que potencializa o uso de motocicletas por menores, por exemplo.


Mirian Bittencourt

Nenhum comentário:

Postar um comentário