segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Prefeitura fora da lei




O Jornal Diário do Amazonas do dia 08 de setembro de 2011 trouxe uma reportagem intitulada “Prefeituras ignoram lei que obriga divulgação de dados na internet”. O referido informativo mostra a realidade que os jornais parintinense insistem em encobrir: por que até agora nenhum informativo da cidade fez se quer uma nota sobre essa falta de cumprimento da Lei da Transparência da Prefeitura de Parintins?
As Prefeituras “por determinação da Lei Complementar (LC) 131, de 27 de maio de 2009 (Lei da Transparência), precisam divulgar todas as receitas e despesas na internet em tempo real”. Segundo o jornal “apenas a prefeitura de Manaus mantém um site de transparência para divulgar receitas e despesas na internet”. Você deve estar se perguntado por que em Parintins isso não acontece? E mais: por que os jornais da cidade só publicam o lado “bom” da história, ou seja, as “boas ações” da prefeitura?
A equipe do Diário do Amazonas entrevistou o Presidente em exercício do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), Érico Desterro, que afirmou que a Lei da transparência está um pouco fora da realidade do nosso interior. Todo mundo sabe que em Parintins a internet é de péssima qualidade, no entanto, cabe aos jornais da cidade o papel de manter informada a população sobre as ações da prefeitura. E por que tais jornais não fazem isso?
Nesta edição o Diário do Amazonas está de parabéns, pois trouxe nessa matéria da Lei da Transparência, a real situação da falta de informações sobre os resultados e as despesas das Prefeituras, incluindo a do Município de Parintins. 

Tuanny Dutra

5 comentários:

  1. To pagando pra ver um jornal de Parintins que saiba algo sobre legislação. Não to pedindo um advogado ou algo grande, é apenas o básico. Há inúmeras transgressões legislativas correndo por aí e inclusive sendo aplaudidas nos jornais.
    Por que nenhum jornal fala, por exemplo, do estado laico que que é algo constitucional.

    ResponderExcluir
  2. A internet de pessima qualidade, não é justificativa para nao ter o Portal da Transparencia da Prefeitura de Parintins, pois a Camara Municipal desde março do ano passado até dezembro, colocou os seus dados mensais, atraves do Portal da Transparencia no site da Camara Municipal de Parintins, acredito q ate hoje na nova administracao da Camara está na internet. Entao a Prefeitura Municipal de Parintins, deveria cumprir pelo menos essa lei.

    ResponderExcluir
  3. O pior é que ninguém pode opnar, comentar, questionar sobre as propagandas enganosas dessa administração que ta aí, pq somos alvos de chacota ou represálias... Experiência própria!!!

    ResponderExcluir
  4. Verdade, eu fui ler uma materia que esta no site www.d24am.com do dia 28 de agosto!! Materia fala sobre as casas luxuosas dos prefeitos do interior!

    ResponderExcluir
  5. O prefeito atual é,e sempre será o melhor prefeito que Parintins já teve, o resto é dor de cotovelo.

    ResponderExcluir