sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Sensacionalismo na veia!



Na edição nº 178, do dia 28 de setembro, o jornal Plantão Popular traz a notícia intitulada “Estudante atingido por zagaia ao tentar agredir horticultor”. Esta é a matéria principal da página, que relata o fato de um rapaz que foi agredido por um utensílio de pesca.
Trata-se de uma notícia um tanto confusa, pois no primeiro parágrafo o repórter relata que a vítima (Edy Carlos), no dia em que sofreu a agressão, teria ido à residência de sua namorada, e estava armado com um terçado. Já no segundo parágrafo, o autor relata que Edy Carlos, por estar alcoolizado, teria se desentendido com a namorada porque “provavelmente” queria terminar o namoro, daí foi em casa se armar e retornou para o acerto de contas. O que deixa a dúvida: o rapaz, antes de ir pra casa da namorada já estava armado? Ou somente depois que eles se desentenderam?
Mas o que chama atenção do leitor nesta matéria é a imagem utilizada, pois, mais uma vez o jornal publica uma foto inadequada, ou seja, mostra uma foto bem de perto de Edy Carlos com a zagaia cravada em sua cabeça.
A imagem desperta atenção imediata e provoca impacto nas pessoas, mas o difícil é encontrar um sentido jornalístico para esta foto, pois o que fica perceptível é o sensacionalismo e a espetacularização da vítima estampada para impressionar o público.
Portanto, mais uma vez, o jornal, além de mostrar uma imagem inadequada em que expõe a vítima, ainda apresenta um texto um tanto confuso, que não esclarece ao leitor o real motivo pelo qual aconteceu a agressão, pois vale ressaltar que na notícia, quando o autor escreve a palavra “provavelmente”, parece que ele não tem nenhuma certeza de nada sobre o acontecimento...


Hanne Caldas


Um comentário:

  1. muito bom essa matéria, vc olha não só o lado sensacionalista, mas vê e lê as entrelinhas da matéria escrita no jornal citado...muito bom parabéns..

    ResponderExcluir