domingo, 2 de outubro de 2011

“Vamos citar!”


            O uso exagerado de citações em matérias feitas por jornais de Parintins é algo muito constante. Indo de acordo com esse “costume”, o jornal Plantão Popular publicou uma matéria em sua edição do dia 24 de setembro que aborda o desaparecimento de um rapaz ocorrido no dia 23 de abril de 2011.
            A matéria é iniciada de maneira confusa, afinal o texto não possui o chamado lide (parágrafo que contem as principais informações em um texto jornalístico). Nisso, a notícia fica um tanto vaga, pois faltam informações que no decorrer do texto seriam abordadas de forma mais aprofundada.
            Outro problema evidente é a presença, em mais da metade da notícia, de citações da fonte consultada. Isso nos remete a ideia de que o autor do texto o fez às pressas, pois o que é mais notado na matéria é a ampliada presença de citações, deixando a entender que tudo foi feito “na correria”.
            Além do uso excessivo de citações, a matéria se utiliza mais de uma fonte do que da outra, fazendo com que uma visão se sobreponha. A fonte que é mais evidenciada é o pai do desaparecido, colocando “de lado” o delegado da Polícia Civil de Parintins.
            Essas práticas fazem com que criemos um pensamento de que não há revisores nos jornais de Parintins, visto que há erros simples de serem corrigidos e mesmo assim são deixados de lado. Porém, uma coisa tem de ser ressaltada: o veículo concedeu espaço para divulgar informações sobre uma pessoa desaparecida. Essa atitude poderia ser mais frequente nos jornais, já que se trata de um importante serviço de utilidade pública.

Daniel Sicsú

Nenhum comentário:

Postar um comentário