terça-feira, 4 de outubro de 2011

Concreto sentimental



Na edição de 29 de setembro, quinta-feira, do jornal Plantão Popular, na seção denominada “O outro olhar”, foi publicado uma foto de um muro da cidade em condições de desabamento, seguido da seguinte legenda “O muro agoniza, enquanto os políticos se digladiam pelo poder”. Porém, essa seção não situa minimamente o leitor sobre o local de onde foi extraída a imagem, até porque em nenhum momento o jornal traz notícias referentes ao assunto.
 A ideia que o autor quis passar com certeza foi a melhor possível, pois há uma polêmica sobre o atual cenário político e social da cidade, mas as palavras utilizadas para caracterizar o muro infelizmente não são as mais cabíveis ao momento.
Reparem: ele utiliza o termo “agonizar” para definir as condições do muro, onde dá a entender que se trata de um ente vivo, um ser que está prestes a morrer, mas luta até o fim.
Creio que para dar sentido a esta frase, poderiam ter sido utilizadas palavras como demolido, depredado, arruinado, destruído, enfim, qualquer um dos sinônimos que caracterize as condições reais do muro e não apenas expressões metafóricas para algo não vivo, que não tem sentimentos. Portanto, este termo trata-se, e fica bem melhor utilizado, para se referir a seres, principalmente animais (racionais e irracionais), aos quais são passíveis de verdadeira agonia. Nesse sentido a legenda não consegue nem efeito informativo (por falta de aprofundamento), nem efeito poético.

Hanne Caldas

Nenhum comentário:

Postar um comentário